
Bairros Felizes, Portugal Feliz
Com o Programa Bairro Feliz, cada loja Pingo Doce vai apoiar com até 1.000€ a causa mais votada pela comunidade local, que pode ser inscrita por qualquer entidade ou grupo de (cinco) vizinhos.
Nesta página encontra:
Ideias em prática: as propostas que foram implementadas pelos jovens ao nível nacional
Propostas inspiradoras: que foram criadas durante o jogo e podem inspirar ações reais
Oportunidades para agir: listagem de prémios e iniciativas que apoiam a Cidadania Ativa dos jovens
Todos os anos letivos, em maio, as melhores ações realizadas serão distinguidas. Enviem as vossas!
Com o Programa Bairro Feliz, cada loja Pingo Doce vai apoiar com até 1.000€ a causa mais votada pela comunidade local, que pode ser inscrita por qualquer entidade ou grupo de (cinco) vizinhos.
O Prémio Mário Soares: Cidadania e Desenvolvimento é atribuído anualmente e destina-se a galardoar os estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário pelos trabalhos realizados no âmbito da valorização da dimensão europeia da cidadania.
Em maio de 2019, Lisboa foi reconhecida pela UNICEF como uma cidade amiga das crianças, tendo o município renovado, em 2023, o seu empenho na promoção dos direitos e proteção das crianças.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos/às jovens do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
O Orçamento Participativo Jovem (OPJovem) é um processo de participação democrática no âmbito do qual os/as cidadãos/cidadãs com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público.
O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude é atribuído a projetos desenvolvidos por jovens que promovem o entendimento a nível europeu e internacional.
O IPDJ promove a atribuição de prémios de boas práticas na área do associativismo jovem, com o objetivo de motivar e difundir a atividade cívica e de cidadania dos/as jovens que desenvolvem projetos em associações.
Integrar a educação multicultural em todas as disciplinas, promovendo o conhecimento de diferentes tradições, valores e histórias do mundo. Criar oportunidades para que os alunos partilhem as suas heranças culturais e aprendam com a diversidade.
Criar uma palestra sobre racismo e igualdade para aumentar a consciência das pessoas. O ideal era convidar o máximo de pessoas possível, para que ouvissem, entendessem e ajudassem a acabar com o racismo.
Organizar uma recolha de alimentos na zona da Penha de França, destinada a apoiar famílias mais carenciadas, garantindo que a distribuição seja feita de forma organizada e eficaz.