No dia 19 de outubro 2021 iniciámos a 4ª turma do curso de formação de professores – Cidadania e Desenvolvimento (25h). Depois das apresentações e dinâmicas quebra-gelo iniciais, falámos sobre Direitos Humanos. Tivemos também um momento de reflexão à volta de uma questão levantada no manual COMPASS: “Como é que as pessoas podem usar e defender os Direitos Humanos se nunca aprenderam sobre eles?“
Esta sessão foi apenas a primeira etapa deste curso! Venho connosco espreitar o que aconteceu em algumas das sessões seguintes!
A 3ª sessão do curso, dedicada ao domínio do Ambiente, teve lugar no dia 26 de outubro. Participaram 22 professores que discutiram ideias para a ação e falaram sobre as suas experiências e das referências que os jovens têm nesta matéria, desde “artivistas” como Billie Eilish, a programas como o Minuto Verde, da RTP.
Alguns professores referiram receber “queixas” dos pais pelas novas ideias de defesa do Ambiente trazidas pelos filhos! E assim, pouco a pouco, se agitam mentalidades e se ajustam comportamentos!
A 4ª sessão de formação decorreu em formato presencial. Dedicada ao domínio da Saúde, foram abordadas temáticas como o ‘bullying’ e a violência. Os formandos trocaram várias ideias e discutiram-se estratégias para abordar esta temática com os alunos da melhor forma!
A 5ª sessão da formação aconteceu no dia 2 de novembro. Esta foi uma sessão dedicada ao domínio da Saúde. Vimos em conjunto vários recursos pedagógicos para melhor explorar a temática em contexto de sala de aula. Também os professores partilharam alguns dos recursos que já utilizaram. Um dos recursos partilhados foi o projeto Bonsai, realizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa. Já conhece este projeto? Veja aqui: https://www.aefml.pt/projeto-bonsai-2
A 6ª sessão de formação decorreu no dia 4 de novembro. Aprendemos mais sobre o domínio do Ambiente e, como sempre, falámos de vários recursos pedagógicos.
Uma das formandas sugeriu a ferramenta Global Mindpool, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que visa empoderar os cidadãos para o cumprimento da agenda 2030. Visite em https://globalmindpool.org/ e fique a saber mais!
Na 8ª e última sessão deste curso de formação de professores, voltamos a estar juntos presencialmente. Foi possível experimentar atividades e recursos pedagógicos que podem ser adaptados às aulas de Cidadania e Desenvolvimento, refletiu-se em conjunto sobre interculturalidade e foram distribuídos materiais para dar continuidade ao trabalho com os alunos.
No final, como em todas as sessões, os professores deram a sua avaliação de satisfação, que refletiu um 4,8 numa escala de 5 pontos!
Quer saber mais sobre as outras turmas do curso de formação de professores? Veja aqui!