Equipa

Vera Borges Pinto Fundação Cidade de Lisboa
Vera Pinto
gestora de projeto

Responsável do Departamento de Projetos da Fundação Cidade de Lisboa desde 2013. Experiência consolidada (15 anos) em gestão de projetos na área da Educação para a Cidadania e Responsabilidade social e Ética nas Organizações. Representante da Fundação Cidade de Lisboa no Grupo de Trabalho Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global da Plataforma Portuguesa das ONGD e na Rede Social de Lisboa. Licenciada em Estudos Europeus e pós graduada em Cooperação para o Desenvolvimento e Ética e Responsabilidade Social.

Rute Machado
técnica de projeto - coordenação pedagógica

Mestre em Ciências da Educação e licenciada em Psicologia Educacional, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Formadora certificada e acreditada para a formação de professores. Experiência desde 2005 na intervenção comunitária, especialmente em contexto escolar, no âmbito da criação, implementação e avaliação de programas educativos para o desenvolvimento pessoal, social, académico e da consciência cidadã nas crianças e jovens; e formação a professores e técnicos sociais no âmbito da promoção do sucesso escolar, e da educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável. Acredita na mudança positiva, pelo respeito e pela igualdade de tod@s.

Ana Gonçalves
avaliadora

Avaliadora externa do projeto, é docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), investigadora integrada no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e colaboradora no CITUR – Centro de Investigação Aplicada em Turismo. A sua formação académica inclui um pós-doutoramento em Geografia pelo IGOT-ULisboa, doutoramento Europeu em Estudos de Literatura e de Cultura, pela Universidade de Lisboa, em parceria com a University of South Wales, mestrado em Estudos Anglísticos e licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, ambos pela Universidade de Lisboa. Foi coordenadora, membro e avaliadora externa de vários projetos nas áreas da educação, cultura, cidadania ativa e desenvolvimento sustentável. É investigadora, palestrante e autora nas áreas dos estudos culturais urbanos, sociologia urbana, geografia cultural, turismo e lazer, turismo comunitário e colaborativo, bens comuns, intergeracionalidade, línguas estrangeiras e metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Cláudia Tomé
estagiária curricular

Após ter ingressado no curso de Educação e Formação, descobri uma grande paixão por este campo de trabalho. A Educação possui um papel fundamental na integração e apoio das comunidades mais vulneráveis.Foi por esta razão que decidi realizar o meu estágio de conclusão do Mestrado, no Projeto Escola para a Cidadania. Apesar dos constrangimentos que ocorreram com a pandemia, esta foi uma experiência bastante enriquecedora e gratificante para o meu percurso profissional e pessoal. Procuro utilizar tudo o que aprendi e desenvolvi para ajudar aqueles que mais necessitam, continuando este trabalho deconsciencialização e responsabilização de cidadãos ativos.

Márcia Canato
voluntária

Sempre tive um sonho. O sonho de ser professora primária. Ingressei no curso de Educação Básica em 2017. Em 2019 tive conhecimento do Projeto Escola para a Cidadania e soube logo que queria fazer parte. Senti que era a oportunidade de aprender mais sobre a área da Cidadania, uma área que é pouco abordada no curso de Educação Básica. Apesar da pandemia e de todas as alterações que tivemos de fazer no nosso plano, toda a experiência no projeto foi incrível, aprendi muito, cresci muito e ganhei muita experiência. Tudo o que aprendi usarei futuramente com os meus alunos, tornando-os cidadãos mais conscientes e ajudando-os a adotar uma vida o mais sustentável possível.

Terezinha Smith
voluntária

Mestranda em Educação e Formação, na área de Desenvolvimento Social e Cultural, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Graduada em Biblioteconomia e Pedagogia ambas pela Universidade Federal do Maranhão e Língua Portuguesa “Lato Sensu”, pela Universidade Estadual do Maranhão. Ligada a projetos no Brasil em temáticas ligadas a defesa da Cidadania, Direitos Humanos, Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável, Educação, Saúde e qualidade de vida, Inclusão e justiça social, Erradicação da pobreza e Consumo consciente.

Rita Feijão
voluntária

Com formação em filosofia e gestão cultural, participei em vários projetos culturais de trabalho com a comunidade e de cariz social e inclusivo, com diversas populações vulneráveis. Tenho complementado a minha formação com vários cursos na área do marketing digital e da produção de conteúdo para web. No projeto Escola para a Cidadania colaboro na elaboração de conteúdos para o site e redes sociais.

Catarina Rodrigues
voluntária

É importante que nos movamos pela igualdade e não deixemos que o egoísmo e a ganância prevaleçam. Temos que ser solidários para ninguém ficar para trás. Fiz o meu primeiro projeto de voluntariado há 4 anos, e hoje em dia sou ativista estudantil, militante e deparo-me com diversas lutas no meu dia-a-dia. Ser voluntário é trabalhar lado a lado com outras pessoas. É “conectarmo-nos” com outros seres humanos enquanto trabalhamos em prol de um objetivo comum. Estamos conectados com a comunidade. Estamos conectados com o problema e também com a solução. Estamos conectados a um processo no qual acreditamos.

Inês Almeida
voluntária

Sou a Inês, tenho 25 anos, sou estudante de Psicologia e sei que cada um nós, independentemente da idade, cultura, sexo e contexto consegue fazer a diferença e ter uma voz. Como escoteira desenvolvi ferramentas e valores que me mudaram como cidadã, inclusive o gosto por criar atividades para os jovens, e percebi que é possível “deixar o mundo um pouco melhor do que encontrámos”. Aliado a isto, fui voluntária num centro de explicações com jovens de diferentes contextos, tornando mais claro em mim a importância da pedagogia. Paralelamente, ao participar em projectos internacionais, conheci de perto outras realidades políticas, ficando ainda mais sensibilizada para a importância que é falar sobre os direitos humanos.