
Objetivos Pedagógicos
- Refletir sobre Direitos Humanos
- Identificar e reconhecer os Direitos Humanos
- Refletir sobre a dimensão local e global dos DH
- Reconhecer responsabilidades individuais na defesa dos DH
passo a passo
introdução

- Perguntar aos participantes o que já sabem sobre Direitos Humanos (DH) e anotar as principais ideias no quadro
- Apresentar um pequeno vídeo de enquadramento (ver exemplo no link)
- Partilhar ideias sobre o vídeo e relacionar com o que tinha dito anteriormente sobre DH
desenvolvimento

- Propor um jogo para explorar os DH: “Já alguém jogou Bingo?”; “Este é um Bingo diferente, é o Bingo dos Direitos Humanos!”
- Explicar que vão ter um cartão de Bingo com questões sobre DH e que há respostas relacionadas com opiniões e conhecimentos que já têm, mas também há materiais na sala que ajudam a descobrir mais
- O Bingo será jogado em pares, que vão mudar de 2 em 2 minutos
- Cada par tem 2 minutos para descobrir respostas em conjunto
- Pode usar-se os pares das mesas, indicando que os alunos à esquerda ficam sempre sentados, apenas os da direita se movem quando ouvem a indicação
- As trocas repetem-se até alguém gritar BINGO, ou quando o tempo chegar ao fim (25 min) – ganha quem tiver mais perguntas respondidas
conclusão

- Partilhar no quadro as perguntas e as respostas, complementando com o que os vários participantes descobriram ou refletiram em conjunto
- Refletir em conjunto sobre o que sabiam e descobriram sobre Direitos Humanos e sobre o seu papel individual e coletivo na defesa dos DH
- Promover a reflexão sobre como os DH estão relacionados com a vida quotidiana na escola, na comunidade e na família e não são apenas um papel ou algo que interessa em alguns países – os Direitos de tod@s importam e são responsabilidade de tod@s
- Identificar uma lista de compromissos que individual ou coletivamente podem assumir em relação aos DH na esfera local e global
Criar uma lista de alertas sobre Direitos Humanos – sensibilização para a sua importância na vida de todas as pessoas e para as violações que ocorrem – pode criar-se uma lista ao nível local e outra ao nível global.
Expor na escola e/ou partilhar nas redes sociais estas listas de sensibilização – podem criar-se ilustrações, fotografias ou outras formas audiovisuais de tornar a mensagem mais apelativa.
Podem partilhar-se também listas de ideias para a ação em prol dos Direitos Humanos e desafiar os colegas, famílias, comunidade a acrescentarem ideias e compromissos individuais a estas listas.
Resumo
A partir de um jogo de Bingo adaptado aos Direitos Humanos aumenta-se o conhecimento e a reflexão crítica sobre o tema.
Através do envolvimento ativo no jogo e no debate promove-se a consciencialização para a responsabilidade e compromisso individual.
Critérios de Avaliação
Nesta atividade os participantes…
- Refletem sobre Direitos Humanos
- Identificam deveres e responsabilidades na defesa dos DH
- Reconhecem impactos locais e globais dos DH
- Identificam compromissos individuais e coletivos a assumir pelos DH