direitos em jogo: bingo!

Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre Direitos Humanos
  • Identificar e reconhecer os Direitos Humanos
  • Refletir sobre a dimensão local e global dos DH
  • Reconhecer responsabilidades individuais na defesa dos DH

passo a passo

introdução

10m
  • Perguntar aos participantes o que já sabem sobre Direitos Humanos (DH) e anotar as principais ideias no quadro
  • Apresentar um pequeno vídeo de enquadramento (ver exemplo no link)
  • Partilhar ideias sobre o vídeo e relacionar com o que tinha dito anteriormente sobre DH

desenvolvimento

30m
  • Propor um jogo para explorar os DH: “Já alguém jogou Bingo?”; “Este é um Bingo diferente, é o Bingo dos Direitos Humanos!”
  • Explicar que vão ter um cartão de Bingo com questões sobre DH e que há respostas relacionadas com opiniões e conhecimentos que já têm, mas também há materiais na sala que ajudam a descobrir mais
  • O Bingo será jogado em pares, que vão mudar de 2 em 2 minutos
  • Cada par tem 2 minutos para descobrir respostas em conjunto
  • Pode usar-se os pares das mesas, indicando que os alunos à esquerda ficam sempre sentados, apenas os da direita se movem quando ouvem a indicação
  • As trocas repetem-se até alguém gritar BINGO, ou quando o tempo chegar ao fim (25 min) – ganha quem tiver mais perguntas respondidas

conclusão

20m
  • Partilhar no quadro as perguntas e as respostas, complementando com o que os vários participantes descobriram ou refletiram em conjunto
  • Refletir em conjunto sobre o que sabiam e descobriram sobre Direitos Humanos e sobre o seu papel individual e coletivo na defesa dos DH
  • Promover a reflexão sobre como os DH estão relacionados com a vida quotidiana na escola, na comunidade e na família e não são apenas um papel ou algo que interessa em alguns países – os Direitos de tod@s importam e são responsabilidade de tod@s
  • Identificar uma lista de compromissos que individual ou coletivamente podem assumir em relação aos DH na esfera local e global
passar à ação

Criar uma lista de alertas sobre Direitos Humanos – sensibilização para a sua importância na vida de todas as pessoas e para as violações que ocorrem – pode criar-se uma lista ao nível local e outra ao nível global.

Expor na escola e/ou partilhar nas redes sociais estas listas de sensibilização – podem criar-se ilustrações, fotografias ou outras formas audiovisuais de tornar a mensagem mais apelativa.

Podem partilhar-se também listas de ideias para a ação em prol dos Direitos Humanos e desafiar os colegas, famílias, comunidade a acrescentarem ideias e compromissos individuais a estas listas.

3º ciclo
60 min

Resumo

A partir de um jogo de Bingo adaptado aos Direitos Humanos aumenta-se o conhecimento e a reflexão crítica sobre o tema.

Através do envolvimento ativo no jogo e no debate promove-se a consciencialização para a responsabilidade e compromisso individual.

Critérios de Avaliação

Nesta atividade os participantes…

  • Refletem sobre Direitos Humanos
  • Identificam deveres e responsabilidades na defesa dos DH
  • Reconhecem impactos locais e globais dos DH
  • Identificam compromissos individuais e coletivos a assumir pelos DH

Saber Mais

  • Introdução aos Direitos Humanos – Compass: link 
  • Cidadania global – Dicionário do Desenvolvimento: link
  • Outras atividades e recursos: link