
Objetivos Pedagógicos
- Refletir sobre Direitos Humanos (D.H.);
- Explorar os conhecimentos que a turma tem acerca dos D.H.;
- Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos D.H.;
- Desenvolver competências de reflexão e de compromisso;
- Estabelecer um compromisso em prol dos D.H..
passo a passo
introdução

- Apresentar o plano da sessão: que haverão duas atividades, a visualização de um vídeo, e por fim um desafio prático;
- Pedir que os alunos se organizem numa roda para a primeira atividade (pode ser dentro da sala, ou na rua);
- Explicar a atividade: que é de apresentação, e que é para lançarem a bola uns aos outros, sem a deixar cair. Quando a recebem, têm que dizer o seu nome + “se pudesse mudar uma coisa no mundo, mudaria…” (uma coisa que devia haver mais no mundo)
- Registar num quadro as ideias para “mudar o mundo”.
- Nota de dinamização: não insistir, passar a vez
- Pedir para se sentarem nos lugares quando todos se tiverem apresentado
- Apresentar o vídeo – dizer que é sobre os Direitos Humanos, e perguntar o que sabem e já aprenderam antes de passar o vídeo
desenvolvimento

- Perguntar o que acharam do vídeo, o que os surpreendeu ou não sabiam;
Introduzir a atividade seguinte: Bingo dos Direitos Humanos (20 min)
- Juntar as mesas a pares e pedir a todos para se sentarem. Explicar que cada par vai ter 30 segundos para discutir, e depois têm que trocar de mesa. Os alunos à esquerda ficam sempre sentados, apenas os da direita se movem. Os alunos da direita movem-se – numa ponta da sala o primeiro da fila anda uma cadeira para trás e assim sucessivamente; o último de cada fila é o primeiro da fila seguinte
- O objetivo é discutirem as perguntas e encontrarem respostas juntos
- As trocas repetem-se até alguém gritar BINGO, ou quando o tempo chegar ao fim (10 min) – aí ganha quem tiver mais perguntas respondidas
Quando terminar explora-se um pouco as respostas e a experiência dos alunos.
- O que acharam? Houve alguma pergunta que foi mais difícil? E mais fácil? Quais? Alguma pergunta que vos surpreendeu? Alguma pergunta que despertou mais interesse? Gostariam de aprofundar mais?
Explicar a atividade final: Compromisso pelos Direitos Humanos (20 min)
- Distribuir um post it por aluno, e canetas coloridas
- Informar que cada um tem que refletir e escolher uma ação que se vai comprometer a fazer em prol dos Direitos Humanos (ex.: assinar uma petição)
- Cada aluno escreve o compromisso no post it e escreve o seu nome
- Um a um, vão à frente da turma, leem o seu compromisso “Eu, Joana, comprometo-me a” e colam o post it numa cartolina
conclusão

- Desafiar os alunos a afixarem a cartolina com os compromissos na sala;
- Desafiar a fazerem uma campanha com a cartolina, e a sensibilizarem os colegas da escola com ela;
- Sublinhar que o mais importante é fazer algo pelos Direitos Humanos – aconselhar a turma a ir revendo os seus compromissos, e a alterá-los se já não lhes fizerem sentido;
2º e 3º ciclo
65 min
2021
Resumo
Através do jogo Bingo é promovida uma exploração dos conhecimentos dos alunos acerca dos D.H..
A reflexão, através das respostas dos alunos, tem o objetivo de os levar a estabelecer um compromisso em prol dos D.H’s.
Recursos
- Bola anti-stress (de preferência um globo terrestre);
- Cartão do Bingo: link
- Vídeo sobre D.H.: Link
- Cartolina A2
- Post its
- Canetas coloridas
Critérios de Avaliação
- Refletem sobre Direitos Humanos (D.H.);
- Reconhecem deveres e responsabilidades na defesa dos D.H.;
- Demonstram sentido de compromisso.
Saber Mais
- “Introdução aos Direitos Humanos” do Compass – Manual para a Educação para os Direitos Humanos com jovens : Link
- Resumo das Convenções e Declarações: Direitos Humanos, Direitos da Mulher (CEDAW) e Direitos da Criança – Link
- Dicionário do Desenvolvimento: Link
Pasta de Atividades e Recursos:
- “Direitos Humanos e Igualdade de Género”: Link