Mural por um Mundo melhor

Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre Direitos Humanos (D.H.);
  • Explorar os conhecimentos que a turma tem acerca dos D.H.;
  • Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos D.H.;
  • Desenvolver competências de reflexão e de compromisso;
  • Estabelecer um compromisso em prol dos D.H..

passo a passo

introdução

20m
  • Apresentar o plano da sessão: que haverão duas atividades, a visualização de um vídeo, e por fim um desafio prático;
  • Pedir que os alunos se organizem numa roda para a primeira atividade (pode ser dentro da sala, ou na rua);
  • Explicar a atividade: que é de apresentação, e que é para lançarem a bola uns aos outros, sem a deixar cair. Quando a recebem, têm que dizer o seu nome + “se pudesse mudar uma coisa no mundo, mudaria…” (uma coisa que devia haver mais no mundo)
  • Registar num quadro as ideias para “mudar o mundo”.
  • Nota de dinamização: não insistir, passar a vez
  • Pedir para se sentarem nos lugares quando todos se tiverem apresentado
  • Apresentar o vídeo – dizer que é sobre os Direitos Humanos, e perguntar o que sabem e já aprenderam antes de passar o vídeo

desenvolvimento

40m
  • Perguntar o que acharam do vídeo, o que os surpreendeu ou não sabiam;

Introduzir a atividade seguinte: Bingo dos Direitos Humanos (20 min)

  • Juntar as mesas a pares e pedir a todos para se sentarem. Explicar que cada par vai ter 30 segundos para discutir, e depois têm que trocar de mesa. Os alunos à esquerda ficam sempre sentados, apenas os da direita se movem. Os alunos da direita movem-se – numa ponta da sala o primeiro da fila anda uma cadeira para trás e assim sucessivamente; o último de cada fila é o primeiro da fila seguinte
  • O objetivo é discutirem as perguntas e encontrarem respostas juntos
  • As trocas repetem-se até alguém gritar BINGO, ou quando o tempo chegar ao fim (10 min) – aí ganha quem tiver mais perguntas respondidas

Quando terminar explora-se um pouco as respostas e a experiência dos alunos.

  • O que acharam? Houve alguma pergunta que foi mais difícil? E mais fácil? Quais? Alguma pergunta que vos surpreendeu? Alguma pergunta que despertou mais interesse? Gostariam de aprofundar mais?

Explicar a atividade final: Compromisso pelos Direitos Humanos (20 min)

  • Distribuir um post it por aluno, e canetas coloridas
  • Informar que cada um tem que refletir e escolher uma ação que se vai comprometer a fazer em prol dos Direitos Humanos (ex.: assinar uma petição)
  • Cada aluno escreve o compromisso no post it e escreve o seu nome
  • Um a um, vão à frente da turma, leem o seu compromisso “Eu, Joana, comprometo-me a” e colam o post it numa cartolina

conclusão

5m
  • Desafiar os alunos a afixarem a cartolina com os compromissos na sala;
  • Desafiar a fazerem uma campanha com a cartolina, e a sensibilizarem os colegas da escola com ela;
  • Sublinhar que o mais importante é fazer algo pelos Direitos Humanos – aconselhar a turma a ir revendo os seus compromissos, e a alterá-los se já não lhes fizerem sentido;
2º e 3º ciclo
65 min
2021

Resumo

Através do jogo Bingo é promovida uma exploração dos conhecimentos dos alunos acerca dos D.H..

A reflexão, através das respostas dos alunos, tem o objetivo de os levar a estabelecer um compromisso em prol dos D.H’s.

Recursos

  • Bola anti-stress (de preferência um globo terrestre);
  • Cartão do Bingo: link
  • Vídeo sobre D.H.: Link
  • Cartolina A2
  • Post its
  • Canetas coloridas

Critérios de Avaliação

  • Refletem sobre Direitos Humanos (D.H.);
  • Reconhecem deveres e responsabilidades na defesa dos D.H.;
  • Demonstram sentido de compromisso.

Saber Mais

  • “Introdução aos Direitos Humanos” do Compass – Manual para a Educação para os Direitos Humanos com jovens : Link 
  • Resumo das Convenções e Declarações: Direitos Humanos, Direitos da Mulher (CEDAW) e Direitos da Criança – Link
  • Dicionário do Desenvolvimento: Link

Pasta de Atividades e Recursos:

  • “Direitos Humanos e Igualdade de Género”: Link