Quantos direitos queres?

Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre Direitos Humanos (D.H.) e Igualdade de Género;
  • Refletir sobre os Direitos da Criança;
  • Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos D.H.;
  • Desenvolver competências sociais.

passo a passo

introdução

10m
  • Apresentar o jogo e os seus temas: Direitos Humanos, Direitos da Criança e Igualdade de Género;
  • Indicar que vai ser jogado em pequenos grupos e dividir a turma em grupos com o máximo de 6 elementos e um adulto orientador da dinâmica.

desenvolvimento

15m
  • Explicar aos grupos as regras do jogo: um elemento do grupo fica com o “Quantos-Queres” (QQ) – recurso disponibilizado em papel – e pergunta ao colega da direita “Quantos queres?”; o colega diz um número, abre e fecha-se o papel com o jogo esse número de vezes, e, de seguida, este escolhe uma das 4 cores para que seja lida a pergunta correspondente;
  • Incentivar o colega a responder/ dar a opinião com ajuda dos outros colegas: perguntar se concordam ou se têm uma opinião diferente;
  • Ajudar a compreender e a relacionar com as respostas/ ideias dadas;
  • Reforçar que não há respostas totalmente certas ou erradas;
  • Repetir o procedimento, rodando o jogo por todos os elementos do grupo;
  • Gerir o tempo de reflexão sobre uma questão.

conclusão

15m
  • Promover uma reflexão conjunta sobre as principais ideias retiradas do jogo;
  • Colocar questões como: “O que aprenderam?”, ou “Qual o tema mais interessante?”;
  • Apoiar na ligação entre o jogo e a Convenção dos Direitos da Criança, reforçar a sua universalidade e o propósito de garantir que todas as crianças tenham uma vida digna, com segurança, liberdade e felicidade;
  • Explorar questões de género a partir da realidade dos alunos, e das desigualdades que identificam à sua volta (ex.: escola, televisão);
  • Levar à reflexão sobre o papel individual na proteção dos Direito Humanos (ex.: “O que devemos fazer se percebermos que uma criança é privada dos seus direitos?”).
1º Ciclo
50 min
Atividade testada na edição de 2017

Resumo

Através de um jogo de quantos-queres é promovida uma troca de ideias e perspetivas sobre questões ligadas aos Direitos Humanos.

A reflexão sobre o tema é orientada para uma maior consciência dos Direitos Humanos, Direitos da Criança e Igualdade de Género.

Recursos

  • Quantos-Queres: Link
  • Resumo das seguintes Convenções e Declarações: Direitos Humanos, Direitos da Mulher (CEDAW) e Direitos da Criança: Link
  • Canetas/ esferográficas
  • Marcadores/ giz (quadro)
  • Cronómetro
  • Sugestões de questões para dinamização: Link

Critérios de Avaliação

  • Identificam Direitos Humanos, e a sua relação com a Igualdade de Género e os Direitos da Criança
  • Escutam atentamente os colegas
  • Respeitam os colegas e a equipa de dinamização nas suas opiniões
  • Reconhecem que existem desigualdades com base no género
  • Identificam-se com as temáticas, particularmente com os Direitos da Criança e a Igualdade de Género
  • Reconhecem deveres e responsabilidades individuais na defesa dos D.H.

Saber Mais

  • “Introdução aos Direitos Humanos” Manual Compass: Link
  • Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Direitos Humanos e Igualdade de Género: Link