
Objetivos Pedagógicos
- Refletir sobre Direitos Humanos (D.H.) e Igualdade de Género;
- Refletir sobre os Direitos da Criança;
- Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos D.H.;
- Desenvolver competências sociais.
passo a passo
introdução

- Apresentar o jogo e os seus temas: Direitos Humanos, Direitos da Criança e Igualdade de Género;
- Indicar que vai ser jogado em pequenos grupos e dividir a turma em grupos com o máximo de 6 elementos e um adulto orientador da dinâmica.
desenvolvimento

- Explicar aos grupos as regras do jogo: um elemento do grupo fica com o “Quantos-Queres” (QQ) – recurso disponibilizado em papel – e pergunta ao colega da direita “Quantos queres?”; o colega diz um número, abre e fecha-se o papel com o jogo esse número de vezes, e, de seguida, este escolhe uma das 4 cores para que seja lida a pergunta correspondente;
- Incentivar o colega a responder/ dar a opinião com ajuda dos outros colegas: perguntar se concordam ou se têm uma opinião diferente;
- Ajudar a compreender e a relacionar com as respostas/ ideias dadas;
- Reforçar que não há respostas totalmente certas ou erradas;
- Repetir o procedimento, rodando o jogo por todos os elementos do grupo;
- Gerir o tempo de reflexão sobre uma questão.
conclusão

- Promover uma reflexão conjunta sobre as principais ideias retiradas do jogo;
- Colocar questões como: “O que aprenderam?”, ou “Qual o tema mais interessante?”;
- Apoiar na ligação entre o jogo e a Convenção dos Direitos da Criança, reforçar a sua universalidade e o propósito de garantir que todas as crianças tenham uma vida digna, com segurança, liberdade e felicidade;
- Explorar questões de género a partir da realidade dos alunos, e das desigualdades que identificam à sua volta (ex.: escola, televisão);
- Levar à reflexão sobre o papel individual na proteção dos Direito Humanos (ex.: “O que devemos fazer se percebermos que uma criança é privada dos seus direitos?”).
1º Ciclo
50 min
Atividade testada na edição de 2017
Resumo
Através de um jogo de quantos-queres é promovida uma troca de ideias e perspetivas sobre questões ligadas aos Direitos Humanos.
A reflexão sobre o tema é orientada para uma maior consciência dos Direitos Humanos, Direitos da Criança e Igualdade de Género.
Recursos
Critérios de Avaliação
- Identificam Direitos Humanos, e a sua relação com a Igualdade de Género e os Direitos da Criança
- Escutam atentamente os colegas
- Respeitam os colegas e a equipa de dinamização nas suas opiniões
- Reconhecem que existem desigualdades com base no género
- Identificam-se com as temáticas, particularmente com os Direitos da Criança e a Igualdade de Género
- Reconhecem deveres e responsabilidades individuais na defesa dos D.H.