(quase) tudo o que gostavas de saber sobre saúde

Objetivos Pedagógicos

  • Aumentar o conhecimento sobre saúde física e psicológica
  • Compreender e  prevenir comportamentos de risco
  • Identificar comportamentos e escolhas saudáveis

passo a passo

introdução

10m
  • Perguntar aos participantes se já abordaram o tema da saúde, se sim, quais as áreas em que têm mais interesse – pode tomar-se nota no quadro das ideias-chave
  • Apresentar de forma resumida o Guia que compila respostas para perguntas no âmbito da saúde e sexualidade feitas por jovens de várias idades – todas as perguntas são válidas pelo que deve adotar-se uma atitude de respeito
  • Enquadrar que que todas as respostas foram elaboradas a partir de uma pesquisa em fontes reconhecidas na área da saúde e que é possível explorar mais sobre cada tema nas fontes identificadas no guia

desenvolvimento

30m
  • Definir o número de perguntas ou tempo limite por tema para que haja uma distribuição equilibrada do tempo pelas várias temáticas (pode optar-se por trabalhar mais questões e definir-se um tema por sessão)
  • Apresentar para cada tema o conjunto de questões – os participantes deverão selecionar, anonimamente, a questão que gostavam de ver respondida, colocando o número respetivo dentro de uma caixa;
  • Retirar um número, aleatoriamente, ler a pergunta e a resposta – podem envolver-se os participantes na leitura
  • Refletir em grupo sobre cada resposta, favorecendo que os alunos interpretem e coloquem as dúvidas que surgem para se procurar respostas em conjunto
  • Repetir o procedimento para cada tema
  • Durante a exploração das questões, o dinamizador deve apoiar na clarificação de termos ou expressões que os participantes possam desconhecer e adaptar a explicação ao seu grupo/ turma

conclusão

20m
  • Refletir em conjuto sobre a atividade: importância, utilidade, interesse, apresendizagens
  • Promover a compreensão de que a saúde física e mental, assim como a sexualidade, são questões inerentes e importantes para vida de qualquer ser humano
  • Reforçar a importância de ter dúvidas e colocar questões para sermos pessoas informadas e esclarecidas – alertar para a necessidade de procurar respostas em fontes oficiais/seguras
  • Identificar em conjunto comportamentos de risco e comportamentos saúdáveis do ponto de vista físico e mental
  • Reconhecer a responsabilidade individual por: partilhar conhecimento informado, procurar apoio ou ajudar outros a encontrar esse apoio e adotar comportamentos saudáveis
passar à ação

Identificar em grupo as informações que consideram importantes passar para outras turmas da escola – criar murais, cartazes ou folhetos envolvendo fotografia, ilustração ou outros de forma interdisciplinar – para alertar e sensibilizar os colegas da escola.

Criar posts para as redes sociais e partilhar com família e amigos com base nas campanhas de informação feitas na escola.

3º ciclo
60 min

Resumo

Das mais de 100 perguntas colocadas por jovens sobre saúde e sexualidade criou-se um Guia.

Este Guia permite descobrir respostas, fontes de informação credíveis e refletir sobre comportamentos e escolhas com impacto na saúde física e psicológica.

Para ser explorado individualmente ou em grupo, pode contribuir para aumentar o conhecimento em várias áreas temáticas no âmbito da saúde.

Recursos

Critérios de Avaliação

  • Refletem sobre saúde física e psicológica
  • Identificam e compreendem comportamentos de risco
  • Reconhecem comportamentos e escolhas saudáveis