
Objetivos Pedagógicos
- Consciencializar sobre os diferentes papéis sociais, diferentes identidades e desigualdades, na diversidade cultural;
- Explorar as semelhanças entre as crianças de todo o mundo;
- Reconhecer a importância de conhecer e compreender as várias culturas;
- Refletir sobre a importância de ser inclusivo.
passo a passo
introdução

- Introdução ao jogo Dê um passo em frente;
- Entregar a cada participante um papel com a identificação da sua personagem e descrição das caraterísticas;
- Solicitar que os participantes se coloquem alinhados uns ao lado dos outros, numa linha horizontal.
desenvolvimento

- Os participantes não podem falar e não podem dizer quem é o seu personagem, devem ler em silêncio e “entrar” na personagem.
Para ajudar pode pedir aos participantes para imaginarem:
- Como é que foi a tua infância?/ Que tipo de trabalho é o dos teus pais?;
- Como é o teu dia a dia?/ Que estilo de vida tens?;
- Onde vives?/ Quanto dinheiro ganhas por mês?;
- O que fazes nos teus tempos livres?.
- Ler a lista de situações (lista de afirmações na secção recursos);
- Após a leitura de cada afirmação, os participantes devem dar um passo em frente, caso a situação referida se aplique à sua personagem, ou manter-se na sua posição, caso não seja aplicável.
conclusão

- No final, pedir que todos vejam como estão distribuídos pelo espaço e quais as diferenças relativas à sua posição no início do jogo e face ao restante grupo;
- Promover uma reflexão conjunta com base na lista de perguntas (na secção recursos), favorecendo a partilha de sentimentos e opiniões entre todos;
- Fazer o paralelo com as questões da migração, diversidade cultural e preconceitos.
2º e 3º Ciclo
50 min
Atividade testada no Dicionário do Desenvolvimento
Resumo
Introdução à Interculturalidade através de uma atividade de empatia. Esta reflexão irá permitir maior consciência sobre os diferentes papéis sociais, diferentes identidades e desigualdades na diversidade cultural.
Recursos
- Jogo “Dê um passo em frente”: Link
- Tiras de papel com as caraterísticas de cada personagem
- Lista de afirmações
- Lista de perguntas
Critérios de Avaliação
- Reconhecem semelhanças entre as crianças de todo o mundo
- Reconhecer a importância de conhecer e compreender as várias culturas
- Reconhecem a importância de ser inclusivo.
- Refletem sobre os diferentes papéis existentes na diversidade cultural