Quem sou eu na diversidade cultural?

Objetivos Pedagógicos

  • Consciencializar sobre os diferentes papéis sociais, diferentes identidades e desigualdades, na diversidade cultural;
  • Explorar as semelhanças entre as crianças de todo o mundo;
  • Reconhecer a importância de conhecer e compreender as várias culturas;
  • Refletir sobre a importância de ser inclusivo.

passo a passo

introdução

10m
  • Introdução ao jogo Dê um passo em frente;
  • Entregar a cada participante um papel com a identificação da sua personagem e descrição das caraterísticas;
  • Solicitar que os participantes se coloquem alinhados uns ao lado dos outros, numa linha horizontal.

desenvolvimento

20m
  • Os participantes não podem falar e não podem dizer quem é o seu personagem, devem ler em silêncio e “entrar” na personagem.

Para ajudar pode pedir aos participantes para imaginarem: 

  1. Como é que foi a tua infância?/ Que tipo de trabalho é o dos teus pais?;
  2. Como é o teu dia a dia?/ Que estilo de vida tens?;
  3. Onde vives?/ Quanto dinheiro ganhas por mês?;
  4. O que fazes nos teus tempos livres?.
  • Ler a lista de situações (lista de afirmações na secção recursos);
  • Após a leitura de cada afirmação, os participantes devem dar um passo em frente, caso a situação referida se aplique à sua personagem, ou manter-se na sua posição, caso não seja aplicável.

conclusão

20m
  • No final, pedir que todos vejam como estão distribuídos pelo espaço e quais as diferenças relativas à sua posição no início do jogo e face ao restante grupo;
  • Promover uma reflexão conjunta com base na lista de perguntas (na secção recursos), favorecendo a partilha de sentimentos e opiniões entre todos;
  • Fazer o paralelo com as questões da migração, diversidade cultural e preconceitos.
2º e 3º Ciclo
50 min
Atividade testada no Dicionário do Desenvolvimento

Resumo

Introdução à Interculturalidade através de uma atividade de empatia. Esta reflexão irá permitir maior consciência sobre os diferentes papéis sociais, diferentes identidades e desigualdades na diversidade cultural.

Recursos

  • Jogo “Dê um passo em frente”: Link
  • Tiras de papel com as caraterísticas de cada personagem 
  • Lista de afirmações 
  • Lista de perguntas

Critérios de Avaliação

  • Reconhecem semelhanças entre as crianças de todo o mundo 
  • Reconhecer a importância de conhecer e compreender as várias culturas
  • Reconhecem a importância de ser inclusivo.
  • Refletem sobre os diferentes papéis existentes na diversidade cultural

Saber Mais

  • Guia Pedagógico do Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de Aprendizagem, 2017, UNESCO: Link