Objetivos Pedagógicos
- Refletir sobre ações que favorecem a destruição do meio ambiente;
- Refletir sobre ações que favorecem a preservação do meio ambiente;
- Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa do meio ambiente;
- Desenvolver competências sociais e sentido crítico.
passo a passo
introdução
- Introdução do tema através da visualização do vídeo sobre a poluição do plástico: “Oceano de Plástico”, da Ocean Action (vídeo de animação 3D acerca da poluição do Oceano por plástico);
- Perguntar o que descobriram os participantes, o que mais os sensibilizou/ preocupou;
- Promover a identificação de problemas e soluções, e sensibilizar para as questões do plástico.
desenvolvimento
Dividir a turma em 3 grupos. Cada grupo terá um modelo de capa de revista, uma capa com uma notícia “negativa” e fotografias. O objetivo é que os participantes pensem em notícias positivas que poderiam, eventualmente, estar na capa de uma revista ou de um jornal dedicado ao tema.
Cada grupo deverá:
1) Ler a notícia que recebeu;
2) Encontrar soluções para minimizar/ eliminar/ contornar o problema apresentado;
3) Criar uma capa de jornal com:
- 1 ou 2 linhas para a notícia boa;
- Decidir um título e escrevê-lo na capa;
- Selecionar uma imagem relacionada com a notícia e colá-la na capa.
Devem utilizar o material que for distribuído e colar na folha.
Procurar cumprir o desafio em 20 minutos.
O dinamizador deverá ajudar a:
- Identificar problemas ambientais das notícias anteriormente vistas;
- Identificar causas e agentes desses problemas;
- Procurar/ refletir sobre possíveis soluções;
- Identificar ações e agentes que trabalham com situações como as identificadas.
conclusão
- Promover uma reflexão conjunta, remetendo para as ações do dia a dia que têm impacto na problemática apresentada;
- Pensar nas ações individuais promotoras de soluções, dando relevo às mudanças de hábitos em casa/ no quotidiano;
- Referir que os cartazes que criaram podem servir para alertar a comunidade;
- Decidir, em conjunto, onde podem colocar os cartazes para visualização externa.
Resumo
Através da visualização do filme “Oceano de Plástico” e uma reflexão sobre o mesmo, são debatidas ideias em relação aos deveres e responsabilidades que cada um tem na defesa do meio ambiente.
Através de uma reflexão, baseada num jornal que identifica os problemas pelos quais o ambiente passa, e apresentação de soluções que podem ser incluídas no quotidiano de qualquer um.
Recursos
- Projetor
- Tela
- Colunas
- Computador
- Vídeo “Oceano de Plástico”, Ocean Action: Link
- Imagens impressas
- Modelo de capa de jornal (3)
- 3 Notícias
- Cola batom
- 3 Canetas/ Marcadores
Critérios de Avaliação
- Observar o vídeo atentamente
- Colocar questões ou fazer comentários sobre o conteúdo do vídeo
- Escutar atentamente as instruções
- Participar ativamente da atividade
- Respeitar as regras da atividade: formar os grupos; iniciar a procura por palavras e figuras
- Respeitar os colegas e a equipa
Saber Mais
- Para continuar este tema, consulte os recursos disponíveis na pasta Educação Ambiental: Link