Ser consciente a ajudar o meio ambiente!

Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre ações que favorecem a destruição do meio ambiente;
  • Refletir sobre ações que favorecem a preservação do meio ambiente;
  • Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa do meio ambiente;
  • Desenvolver competências sociais e sentido crítico.

passo a passo

introdução

10m
  • Introdução do tema através da visualização do vídeo sobre a poluição do plástico: “Oceano de Plástico”, da Ocean Action (vídeo de animação 3D acerca da poluição do Oceano por plástico);
  • Perguntar o que descobriram os participantes, o que mais os sensibilizou/ preocupou;
  • Promover a identificação de problemas e soluções, e sensibilizar para as questões do plástico.

desenvolvimento

30m

Dividir a turma em 3 grupos. Cada grupo terá um modelo de capa de revista, uma capa com uma notícia “negativa” e fotografias. O objetivo é que os participantes pensem em notícias positivas que poderiam, eventualmente, estar na capa de uma revista ou de um jornal dedicado ao tema.

Cada grupo deverá:

1) Ler a notícia que recebeu;

2) Encontrar soluções para minimizar/ eliminar/ contornar o problema apresentado;

3) Criar uma capa de jornal com:

  • 1 ou 2 linhas para a notícia boa;
  • Decidir um título e escrevê-lo na capa;
  • Selecionar uma imagem relacionada com a notícia e colá-la na capa.

Devem utilizar o material que for distribuído e colar na folha.

Procurar cumprir o desafio em 20 minutos.

O dinamizador deverá ajudar a:

  • Identificar problemas ambientais das notícias anteriormente vistas;
  • Identificar causas e agentes desses problemas;
  • Procurar/ refletir sobre possíveis soluções;
  • Identificar ações e agentes que trabalham com situações como as identificadas.

conclusão

5m
  • Promover uma reflexão conjunta, remetendo para as ações do dia a dia que têm impacto na problemática apresentada;
  • Pensar nas ações individuais promotoras de soluções, dando relevo às mudanças de hábitos em casa/ no quotidiano;
  • Referir que os cartazes que criaram podem servir para alertar a comunidade;
  • Decidir, em conjunto, onde podem colocar os cartazes para visualização externa.
2º e 3º Ciclo
45min
Atividade testada na edição de 2017

Resumo

Através da visualização do filme “Oceano de Plástico” e uma reflexão sobre o mesmo, são debatidas ideias em relação aos deveres e responsabilidades que cada um tem na defesa do meio ambiente.

Através de uma reflexão, baseada num jornal que identifica os problemas pelos quais o ambiente passa, e apresentação de soluções que podem ser incluídas no quotidiano de qualquer um.

Recursos

  • Projetor
  • Tela
  • Colunas
  • Computador
  • Vídeo “Oceano de Plástico”, Ocean Action: Link
  • Imagens impressas
  • Modelo de capa de jornal (3)
  • 3 Notícias
  • Cola batom
  • 3 Canetas/ Marcadores

Critérios de Avaliação

  • Observar o vídeo atentamente
  • Colocar questões ou fazer comentários sobre o conteúdo do vídeo
  • Escutar atentamente as instruções
  • Participar ativamente da atividade
  • Respeitar as regras da atividade: formar os grupos; iniciar a procura por palavras e figuras
  • Respeitar os colegas e a equipa

Saber Mais

  • Para continuar este tema, consulte os recursos disponíveis na pasta Educação Ambiental: Link

Material de Apoio

  • Imagens disponíveis em: Link
  • Imagens disponíveis em: Link

Templates em: