Viagem pelos Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável

Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre os Direitos Humanos (D.H.) e Desenvolvimento Sustentável;
  • Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos D.H.;
  • Identificar os ODS e a Agenda 2030;
  • Identificar problemas e responsabilidades a nível local e global.

passo a passo

introdução

10m
  • Perguntar o que sabem sobre os Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, e escrever 1 a 3 palavras por participante/ por tema, numa nuvem de palavras/ chuva de ideias com recurso à plataforma Mentimeter (por exemplo);
  • Identificar para cada tema as ideias comuns, eventuais dúvidas, palavras-chave para o grupo;
  • Introduzir o jogo digital, explicando que esta é uma viagem pelos temas para testar o que os participantes já sabem e descobrirem mais; o jogo é interativo, de escolha múltipla, com vídeos e curiosidades;
  • Pode propor-se o jogo individual, em grupos, ou coletivo (toda a turma em simultâneo) – importa gerir as participações, garantindo que todos têm oportunidade de dar a sua opinião/ resposta;
  • Avisar que vão ter 20 minutos para jogar e que, no final, cada um ou cada grupo, deverá identificar as principais descobertas (o que não sabia, o que me deixou curiosidade, o que me surpreendeu?)

desenvolvimento

20m
  • Com os alunos mais novos, sugere-se jogar em grupos (4 a 5 alunos por grupo);
  • Distribuir o jogo digital por cada grupo/ aluno (online: link; presencial: telemóvel ou computador/ tablet; ou projeção em tela; requer internet);
  • Relembrar o tempo limite de 20/25 minutos e que no final têm que identificar as descobertas que fizeram;
  • Garantir que todos os participantes jogam, que têm a oportunidade de escolher uma resposta pelo menos uma vez, e que trocam ideias sobre os temas;
  • Se optar por dividir a turma em grupos, cada grupo deve ter um facilitador, que pode ser um aluno com esse papel atribuído – que orienta quem responde, seleciona as respostas no jogo, lê as perguntas e apoia à sua compreensão;
  • O professor/ dinamizador deverá ir entrando nos grupos, para ajudar caso seja necessário;
  • Se o jogo for desenvolvido em grande grupo, o professor deve ir mediando a participação equilibrada dos alunos; dar tempo para ler/ refletir sobre os “Sabias que?” e, no final, assegurar que identificaram alguma descoberta sobre os temas.

conclusão

15m
  • Depois de terminado o jogo, os grupos reúnem de novo em turma para que seja feita uma reflexão conjunta;
  • Colocar questões como: “O que acharam do jogo?” “Foi fácil, difícil…?”;
  • Identificar as principais descobertas/ ideias: “O que descobriram?”;
  • Voltar a mostrar a chuva de ideias inicial e questionar: “Agora que fizemos este jogo, o que vos vem à cabeça quando pensam em D.H.?” “Quais as ideias-chave?” “Mantêm as mesmas palavras?” “Acrescentavam palavras novas?” “Retiravam alguma?”; (repetir o procedimento para a temática do Desenvolvimento Sustentável);
  • Fomentar o envolvimento socioemocional com o tema: “Acham que estes temas vos afetam?”, “Estão ligados à vossa vida?”, “Os Direitos Humanos são protegidos ou violados na escola/ no país?”; “O Desenvolvimento Sustentável é uma questão para o vosso bairro, cidade, país?” “Vocês têm um papel?”;
  • Promover a consciência da responsabilidade individual e social, através do pedido de exemplos de ações que podem ser realizadas em prol dos DH’s e dos ODS;
  • Desafiar à exploração de cada um dos temas a partir da curiosidade do grupo e dos materiais partilhados a partir do jogo.
2º e 3º ciclo
45 min

Resumo

Através de um jogo digital é feita uma viagem pelos temas e gerada uma troca de ideias e perspetivas. A reflexão conjunta durante e após o jogo é orientada para despertar interesse pelos temas e consciencializar para a responsabilidade individual, enquanto cidadãos ativos.

Recursos

Online:

  • Internet
  • Plataforma comunicação online – ex.: ZOOM
  • Ferramenta para chuva de ideias: chat, www.mentimeter.com ou Jamboard (Google)

Presencial:

  • Internet
  • Dispositivo (computador, tablet, telemóvel)
  • Quadro interativo/ Projetor
  • Colunas

Jogo Quizz:

2º Ciclo: Link

3º Ciclo: Link

Propostas para ajudar na exploração das perguntas:

Link

Critérios de Avaliação

Os alunos:

  • Identificam os ODS e os DH’s
  • Identificam problemas e responsabilidades a nível local e global
  • Reconhecem o seu papel na defesa dos DH’s e na concretização dos ODS
  • Identificam ações que podem realizar para defender os DH’s e para alcançar os ODS
  • Demonstram ligação socioemocional ao tema (reconhecem-no como parte de si)

Saber Mais

  • Compass – Manual para a Educação para os Direitos Humanos com jovens: Link
  • Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de Aprendizagem, 2017, UNESCO: Link
  • Dicionário do Desenvolvimento: Link

Pasta de Atividades e Recursos:

  • Direitos Humanos: Link
  • Desenvolvimento Sustentável: Link