
Objetivos Pedagógicos
- Refletir sobre os Direitos Humanos (D.H.) e Desenvolvimento Sustentável;
- Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos D.H.;
- Identificar os ODS e a Agenda 2030;
- Identificar problemas e responsabilidades a nível local e global.
passo a passo
introdução

- Perguntar o que sabem sobre os Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, e escrever 1 a 3 palavras por participante/ por tema, numa nuvem de palavras/ chuva de ideias com recurso à plataforma Mentimeter (por exemplo);
- Identificar para cada tema as ideias comuns, eventuais dúvidas, palavras-chave para o grupo;
- Introduzir o jogo digital, explicando que esta é uma viagem pelos temas para testar o que os participantes já sabem e descobrirem mais; o jogo é interativo, de escolha múltipla, com vídeos e curiosidades;
- Pode propor-se o jogo individual, em grupos, ou coletivo (toda a turma em simultâneo) – importa gerir as participações, garantindo que todos têm oportunidade de dar a sua opinião/ resposta;
- Avisar que vão ter 20 minutos para jogar e que, no final, cada um ou cada grupo, deverá identificar as principais descobertas (o que não sabia, o que me deixou curiosidade, o que me surpreendeu?)
desenvolvimento

- Com os alunos mais novos, sugere-se jogar em grupos (4 a 5 alunos por grupo);
- Distribuir o jogo digital por cada grupo/ aluno (online: link; presencial: telemóvel ou computador/ tablet; ou projeção em tela; requer internet);
- Relembrar o tempo limite de 20/25 minutos e que no final têm que identificar as descobertas que fizeram;
- Garantir que todos os participantes jogam, que têm a oportunidade de escolher uma resposta pelo menos uma vez, e que trocam ideias sobre os temas;
- Se optar por dividir a turma em grupos, cada grupo deve ter um facilitador, que pode ser um aluno com esse papel atribuído – que orienta quem responde, seleciona as respostas no jogo, lê as perguntas e apoia à sua compreensão;
- O professor/ dinamizador deverá ir entrando nos grupos, para ajudar caso seja necessário;
- Se o jogo for desenvolvido em grande grupo, o professor deve ir mediando a participação equilibrada dos alunos; dar tempo para ler/ refletir sobre os “Sabias que?” e, no final, assegurar que identificaram alguma descoberta sobre os temas.
conclusão

- Depois de terminado o jogo, os grupos reúnem de novo em turma para que seja feita uma reflexão conjunta;
- Colocar questões como: “O que acharam do jogo?” “Foi fácil, difícil…?”;
- Identificar as principais descobertas/ ideias: “O que descobriram?”;
- Voltar a mostrar a chuva de ideias inicial e questionar: “Agora que fizemos este jogo, o que vos vem à cabeça quando pensam em D.H.?” “Quais as ideias-chave?” “Mantêm as mesmas palavras?” “Acrescentavam palavras novas?” “Retiravam alguma?”; (repetir o procedimento para a temática do Desenvolvimento Sustentável);
- Fomentar o envolvimento socioemocional com o tema: “Acham que estes temas vos afetam?”, “Estão ligados à vossa vida?”, “Os Direitos Humanos são protegidos ou violados na escola/ no país?”; “O Desenvolvimento Sustentável é uma questão para o vosso bairro, cidade, país?” “Vocês têm um papel?”;
- Promover a consciência da responsabilidade individual e social, através do pedido de exemplos de ações que podem ser realizadas em prol dos DH’s e dos ODS;
- Desafiar à exploração de cada um dos temas a partir da curiosidade do grupo e dos materiais partilhados a partir do jogo.
2º e 3º ciclo
45 min
Resumo
Através de um jogo digital é feita uma viagem pelos temas e gerada uma troca de ideias e perspetivas. A reflexão conjunta durante e após o jogo é orientada para despertar interesse pelos temas e consciencializar para a responsabilidade individual, enquanto cidadãos ativos.
Recursos
Online:
- Internet
- Plataforma comunicação online – ex.: ZOOM
- Ferramenta para chuva de ideias: chat, www.mentimeter.com ou Jamboard (Google)
Presencial:
- Internet
- Dispositivo (computador, tablet, telemóvel)
- Quadro interativo/ Projetor
- Colunas
Jogo Quizz:
2º Ciclo: Link
3º Ciclo: Link
Propostas para ajudar na exploração das perguntas:
Critérios de Avaliação
Os alunos:
- Identificam os ODS e os DH’s
- Identificam problemas e responsabilidades a nível local e global
- Reconhecem o seu papel na defesa dos DH’s e na concretização dos ODS
- Identificam ações que podem realizar para defender os DH’s e para alcançar os ODS
- Demonstram ligação socioemocional ao tema (reconhecem-no como parte de si)