
Objetivos Pedagógicos
- Identificar semelhanças e diferenças entre as crianças do mundo
- Reconhecer a importância de conhecer e compreender as várias culturas
- Compreender o valor das diferenças e da aprendizagem intercultural
- Identificar responsabilidades na promoção dos Direitos Humanos e da Sustentabilidade
passo a passo
introdução

- Referir aos participantes que vamos refletir sobre o mundo e sobre o nosso contexto local (turma, escola, bairro)
- Dividir o quadro e questionar se na turma todos são iguais e anotar a ideias num dos lados do quadro, apoiar na reflexão com iguais no aspeto físico, roupas, aquilo que gostam, as rotinas e tarefas
- De seguida, questionar se no mundo as crianças são todas iguais e anotar na outra parte do quadro as ideias dos participantes
- Indicar que vai ser projetado um pequeno filme que ajuda a encontrar respostas para as perguntas – se todas as crianças são iguais
desenvolvimento

- Colocar questões sobre o filme, como: onde vivem as crianças do filme, quais as suas rotinas, as rotinas eram iguais ou diferentes, precisam das mesmas coisas ou de coisas diferentes umas das outras?
- Voltar a olhar para o quadro da reflexão inicial e questionar – concordam com tudo o que escrevemos antes, querem mudar ou acrescentar alguma coisa, acham que as crianças são todas iguais, o que é igual e o que é diferente?
- Refletir sobre a turma e a escola e perguntar se na turma/escola há alguém que tenha nascido noutro continente, se já falaram sobre os hábitos desse continente, desses colegas ou das suas famílias, se já falaram sobre os seus hábitos e tradições, o que temos de semelhante e diferente, todos os que nasceram em Portugal são iguais, todos os que nasceram noutro país ou continente são diferentes?
- Anotar as ideias chave da turma e as dúvidas onde não se chega a acordo
conclusão

- Desafiar os participantes a encontrar em conjunto algumas ideias-chave sobre: igualdade, diferença e responsabilidade glocal
- Fazer uma lista de ideias sobre igualdade: identificar aquilo que todos precisamos para uma vida digna, independentemente do local onde nascemos ou crescemos (água, saúde, educação, alimentação, ar saudável, justiça, segurança, habitação), o direito a ser diferente e o que podemos
- Criar uma segunda lista de ideias sobre diferença: aquilo em que somos diferentes uns dos outros e que nos torna especiais e a turma e o mundo mais ricos (aspeto físico, vestuário, conhecimentos, interesses, aspetos culturais, tradições, hábitos, história)
- Criar uma terceira lista de ideias sobre a responsabilidade que todos têm na sua comunidade local e no mundo: o que temos de defender, respeitar e escolher conscientemente (direitos humanos, acesso a uma vida digna, respeito pelas pessoas independentemente das diferenças – garantindo igualdade nos direitos, consciência de que as escolhas individuais tem impacto no mundo)
Criar uma campanha na escola para sensibilizar para a interculturalidade e para o valor das diferenças. Pode usar-se as listas de ideias criadas na sessão para produzir materiais de sensibilização como cartazes para uma marcha simbólica ou murais na escola com mensagens-chave.
Podem envolver-se várias disciplinas e/ou turmas para criar mensagens apelativas e inclusivas (por exemplo, escritas em diferentes línguas) num mural pela interculturalidade.
Resumo
A partir de um filme refletir sobre as semelhanças e diferenças na vida das crianças à volta do mundo.
Despertar para o valor das diferenças e para a riqueza da aprendizagem intercultural.
Promover o debate de ideias sobre a interculturalidade e sobre a responsabilidade pela promoção dos Direitos Humanos e da Sustentabilidade, ao nível local e global.
Recursos
- Vídeo “Todos Iguais, Todos Diferentes”
- Computador
- Projetor
- Colunas
- Quadro/flipchart
Critérios de Avaliação
Nesta atividade os participantes…
- Identificam semelhanças e diferenças locais e globais
- Identificam razões para conhecer e compreender as várias culturas
- Reconhecem valores da aprendizagem intercultural
- Enunciam comportamentos promotores da interculturalidade e dos DH