Voluntariado: Dar é receber!

Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre o voluntariado (expetativas, motivações, preconceitos e mitos);
  • Compreender o que é o voluntariado;
  • Conhecer locais e práticas de voluntariado;
  • Reconhecer voluntariado enquanto prática de cidadania.

passo a passo

introdução

5m
  • Explicar que se vai fazer uma dinâmica de grupo, onde cada um se vai posicionar numa escala, conforme as instruções. Exemplo: “A sala vai transformar-se numa escala! Neste lado da sala temos o zero e no lado oposto o 10! Se a pergunta for: “Gostas de chocolate branco?” O zero significa que “Não gosto nada! Não sou capaz de comer!”, o número 5 significa mais ou menos, e o número 10 significa que é das melhores coisas do mundo para comer.”;
  • O dinamizador deve deslocar-se pela escala na sala para mostrar como funciona a dinâmica de forma muito clara;
  • Deve colocar-se uma pergunta simples com o propósito de “aquecer” o grupo e explicar o funcionamento da dinâmica.

desenvolvimento

35m

Pedir que os participantes se coloquem em escala.

Dizer alto as seguintes afirmações:

  1.  É importante fazer voluntariado/ Fazer voluntariado é uma perda de tempo;
  2.  O voluntariado pode gerar desemprego/ O voluntariado não gera desemprego;
  3.  Não há valor financeiro envolvido/ O voluntariado tem sempre um valor financeiro associado;
  4.  Um ato isolado é considerado voluntariado/ Um ato isolado não é voluntariado;
  5.  Entre outras.

Ter em atenção o clarificar onde é que cada participante se encontra na escala, e ir colocando questões que permitam a partilha de ideias:

  • “Porque é que se encontra nesse sítio?”;
  • “Quem tem uma opinião diferente pode explicar?”.

Partilhar as ideias com o grupo.

O dinamizador pode pedir para as pessoas se voltarem a organizar.

Reforçar que todas as opiniões são válidas e que as diferenças de opinião permitem pensar mais aprofundadamente sobre o tema.

conclusão

5m

Apresentar o testemunho.
Ajudar a fazer a ligação entre as ideias partilhadas na dinâmica inicial e o testemunho, trazendo alguns dados e factos sobre voluntariado, assim como partilhando exemplos de programas de voluntariado para jovens (folheto anexo).

2º e 3º Ciclo
45 min
Atividade testada na edição de 2017

Resumo

Através de uma dinâmica prática, promove-se a partilha sobre conhecimentos e ideias acerca do tema Voluntariado. A reflexão da atividade irá fazer a ligação a um testemunho real, assim como valorizar as participações de cada um, para um maior aprofundamento do tema.

Recursos

  • Sala ou espaço para andar livremente
  • Folheto sobre voluntariado: Link
  • Sugere-se levar para a sessão alguém com experiência em voluntariado para partilhar essa experiência e para responder a questões que os alunos tenham sobre a prática. Também se pode recorrer a um testemunho gravado em vídeo.

Critérios de Avaliação

  • Identificam preconceitos e mitos acerca do voluntariado
  • Compreendem o voluntariado enquanto ato de cidadania
  • Enumeram locais e práticas de voluntariado
  • Compreendem conceitos associados à temática do voluntariado
  • Definem o conceito de voluntariado

Saber Mais

Dicionário do Desenvolvimento: Link

Pasta de Atividades e Recursos:

  • Voluntariado: Link