
Objetivos Pedagógicos
- Refletir sobre o voluntariado (expetativas, motivações, preconceitos e mitos);
- Compreender o que é o voluntariado;
- Conhecer locais e práticas de voluntariado;
- Reconhecer voluntariado enquanto prática de cidadania.
passo a passo
introdução

- Explicar que se vai fazer uma dinâmica de grupo, onde cada um se vai posicionar numa escala, conforme as instruções. Exemplo: “A sala vai transformar-se numa escala! Neste lado da sala temos o zero e no lado oposto o 10! Se a pergunta for: “Gostas de chocolate branco?” O zero significa que “Não gosto nada! Não sou capaz de comer!”, o número 5 significa mais ou menos, e o número 10 significa que é das melhores coisas do mundo para comer.”;
- O dinamizador deve deslocar-se pela escala na sala para mostrar como funciona a dinâmica de forma muito clara;
- Deve colocar-se uma pergunta simples com o propósito de “aquecer” o grupo e explicar o funcionamento da dinâmica.
desenvolvimento

Pedir que os participantes se coloquem em escala.
Dizer alto as seguintes afirmações:
- É importante fazer voluntariado/ Fazer voluntariado é uma perda de tempo;
- O voluntariado pode gerar desemprego/ O voluntariado não gera desemprego;
- Não há valor financeiro envolvido/ O voluntariado tem sempre um valor financeiro associado;
- Um ato isolado é considerado voluntariado/ Um ato isolado não é voluntariado;
- Entre outras.
Ter em atenção o clarificar onde é que cada participante se encontra na escala, e ir colocando questões que permitam a partilha de ideias:
- “Porque é que se encontra nesse sítio?”;
- “Quem tem uma opinião diferente pode explicar?”.
Partilhar as ideias com o grupo.
O dinamizador pode pedir para as pessoas se voltarem a organizar.
Reforçar que todas as opiniões são válidas e que as diferenças de opinião permitem pensar mais aprofundadamente sobre o tema.
conclusão

Apresentar o testemunho.
Ajudar a fazer a ligação entre as ideias partilhadas na dinâmica inicial e o testemunho, trazendo alguns dados e factos sobre voluntariado, assim como partilhando exemplos de programas de voluntariado para jovens (folheto anexo).
Resumo
Através de uma dinâmica prática, promove-se a partilha sobre conhecimentos e ideias acerca do tema Voluntariado. A reflexão da atividade irá fazer a ligação a um testemunho real, assim como valorizar as participações de cada um, para um maior aprofundamento do tema.
Recursos
- Sala ou espaço para andar livremente
- Folheto sobre voluntariado: Link
- Sugere-se levar para a sessão alguém com experiência em voluntariado para partilhar essa experiência e para responder a questões que os alunos tenham sobre a prática. Também se pode recorrer a um testemunho gravado em vídeo.
Critérios de Avaliação
- Identificam preconceitos e mitos acerca do voluntariado
- Compreendem o voluntariado enquanto ato de cidadania
- Enumeram locais e práticas de voluntariado
- Compreendem conceitos associados à temática do voluntariado
- Definem o conceito de voluntariado