A formação certificada para professores realizada no âmbito do Escola para a Cidadania 2020/2021 decorreu entre os meses de novembro de 2020 e março de 2021. Esta formação acreditada tem a duração de 25 horas e é composta por 5 módulos que correspondem aos domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), identificados pelos professores no Diagnóstico de Necessidades: Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Ambiente e Interculturalidade.
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Formação Certificada para professores: Cidadania e Desenvolvimento – pelos direitos de tod@s 2020/2021: as datas
A primeira turma do curso realizou as suas formações de 10 de novembro de 2020 a 10 de dezembro de 2020; a segunda turma de 6 de janeiro de 2021 a 1 de fevereiro de 2021; por fim, a terceira turma realizou as suas formações de 18 de fevereiro a 18 de março de 2021.
Este curso formou mais de 50 professores na totalidade das três turmas.
Temáticas e desafios
Dia 10 de Novembro foi o dia que marcou o início da formação certificada da Turma 1, que iniciou com o módulo dedicado à Interculturalidade. A formação decorreu em modelo online, devido às contingências da pandemia. A utilização de ferramentas online interativas foi uma constante.
Aqui partilhamos a nuvem de palavras que resultou das respostas à pergunta: “o que é a interculturalidade?”
Também a 2ª sessão da Turma 1 foi cheia de dinamismo e os 22 participantes pensaram sobre os diversos desafios que a interculturalidade levanta em contexto escolar. Várias ideias, técnicas e ferramentas de trabalho foram apresentadas! A viagem pelas restantes temáticas / domínios da ENEC abordados nesta formação certificada foi realizada nas 6 sessões seguintes, sempre numa dinâmica interativa e participativa!
A turma 2 iniciou a sua formação em janeiro de 2021, e aqui vemos uma das sessões dedicadas ao domínio do Desenvolvimento Sustentável, um “Modelo de desenvolvimento que, segundo a mais conhecida definição, referida pela ONU, permite satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades.” Abordámos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e diversas metodologias e recursos para que os professores possam trabalhar este domínio com os seus alunos.
No domínio da Saúde perguntámos aos professores da turma 2 quais os principais temas que gostariam de ver abordados. O cyberbullying surgiu num inequívoco primeiro lugar. Com o aumento da comunicação digital no contexto da pandemia e o isolamento social, este tipo de violência é favorecido e pode ter consequências devastadoras para a saúde mental (e física) de crianças e jovens. Partilhámos recursos pedagógicos para prevenção e apoio em contexto escolar. Aqui vemos a nuvem de palavras com os principais temas identificados.
Aqui vemos também a nuvem de palavras da turma 2 com as respostas à pergunta “o que leva desta formação?”
“Já tirei boas ideias para fazer com os meus alunos”…Esta é uma frase recorrente dos nossos professores participantes nesta formação. A formação também é isto! Um momento de partilha de ideias e de aprendizagem conjunta. Um momento onde podemos refletir entre pares e levar novas ideias para a prática docente!
A turma 3 iniciou a sua formação com o domínio dos Direitos Humanos. Um dos desafios propostos foi uma reflexão sobre esta questão colocada pelo manual COMPASS: “Como é que as pessoas podem usar e defender os Direitos Humanos se nunca aprenderam sobre eles?
Ainda no domínio dos Direitos Humanos, uma das atividades de mais sucesso é o Bingo dos Direitos Humanos! Também a turma 3 realizou este jogo, e claro, esta é uma das atividades que os docentes podem agora aplicar nas suas aulas!
Também a formação sobre o domínio do Ambiente foi repleta de ideias para a ação e desafios.
Para além dos desafios em grupo a realizar em sessão e os desafios práticos a realizar de forma autónoma pelos formandos, a formação integrou ainda a elaboração de reflexões críticas pelos docentes.
Formação Certificada para professores Cidadania e Desenvolvimento – pelos direitos de tod@s 2020/2021: a avaliação da ação
No final de cada sessão os formandos responderam ao questionário de Avaliação da Qualidade da Formação, tendo-se posicionado numa escala de 1 a 5 pontos – do Muito Insuficiente ao Muito Bom respetivamente.
No parâmetro “Avaliação da Qualidade do Programa e Recursos Pedagógicos”, verifica-se que todos os inquiridos avaliaram a qualidade do programa como Boa e Muito Boa, numa média de 4,5, sendo os Conteúdos e Documentação os parâmetros mais satisfatórios em média (4,7), seguido da Sequência pedagógica (organização modular e estrutura do programa) e dos Métodos Pedagógicos (procedimentos utilizados pelo formador para atingir determinados objetivos) , ambos com 4,6.
Numa análise global da qualidade do curso, verifica-se que os formandos avaliaram muito positivamente a ação, sendo de referir que a maior parte dos respondentes avaliaram acima de “Bom” a Concretização dos Objetivos de Aprendizagem e os Contributos para a Valorização Pessoal e Profissional. O valor mais baixo, a Satisfação das Expectativas, também alcançou uma média satisfatória de 4,6, apenas um pouco mais baixa que os dois parâmetros antes identificados.
Relativamente à satisfação dos formandos por área, verificamos que ficaram especialmente satisfeitos com a qualidade do Formador (4,8), seguida da Satisfação Global com a Ação e do Apoio e Acompanhamento (4,7). Os parâmetros do Programa e da Plataforma Online e Recursos também obteve uma boa avaliação (uma média de 4,5), ficando apenas um pouco atrás dos parâmetros atrás identificados. No geral, todos os parâmetros objeto de avaliação tiveram uma boa avaliação, situando-se sempre acima dos 4,5.
Os formandos referiram ainda como pontos fortes:
- a partilha (seja ela de informação, conteúdos, experiências ou estratégias),
- a atitude das formadoras (simpatia, boa disposição, capacidade de comunicação e de resposta e acompanhamento a dúvidas ou questões),
- os temas (a forma como são abordados, a pertinência dos mesmos no contexto atual e a forma como são explorados),
- a vertente prática (dar exemplos de situações da vida real, partilhar experiências e situações, realizar pequenas dinâmicas em grupo, promover o debate e o diálogo entre os diversos professores dos variados ciclos).
- Um dos aspetos também referidos e que ganhou destaque na última turma de professores foi o processo de gamificação. Este processo ocorreu com a utilização de diversas plataformas que permitiam não só tornar as sessões mais dinâmicas mas promover o diálogo e o debate. Estas plataformas foram muito elogiadas uma vez que podem ser usadas em contexto de sala de aula com os alunos de forma a, de forma lúdica, promover a aprendizagem de certos temas.
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