A criação da oferta formativa certificada e acreditada para docentes foi outra das ações-chave do projeto Escola para a Cidadania. Com base nas temáticas identificadas no diagnóstico de necessidades, esta atividade consistiu na criação dos itinerários pedagógicos e na acreditação da formação junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Porquê a criação da formação Cidadania e Desenvolvimento?
Os professores caracterizam-se como atores estratégicos no âmbito da educação para a cidadania e para os Direitos Humanos e a sua capacitação permite reforçar o papel do espaço escolar na criação de cidadãos ativos – em linha com a visão da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (2017) e da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022.
O curso de Cidadania e Desenvolvimento – pelos direitos de tod@s foi criado tendo por base um inquérito de auscultação de necessidades formativas na área de Cidadania e dos Direitos Humanos, tanto dos professores dos agrupamentos de escola de Alvalade e Alto do Lumiar (Grupo Alvo do projeto Escola para a Cidadania), como dos professores a nível nacional, onde se obtiveram 761 respostas de docentes, dos quais 96% revelou interesse em formação na área da cidadania.
O programa de formação de 25 horas, criado com base no diagnóstico inicial, assentou em cinco domínios obrigatórios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, com o objetivo global de contribuir para que a comunidade educativa se assuma como um espaço de referência na promoção dos Direitos Humanos, fortalecendo a consciência cívica, o diálogo intercultural e o respeito por todos os seres humanos.
Em cada módulo, a par com o enquadramento conceptual, foram abordadas estratégias e recursos para promover a sensibilização e mobilização das crianças e jovens para a valorização da diversidade, da tolerância, do respeito, e para a defesa dos Direitos Humanos. Procurou reforçar-se a capacidade de os professores trabalharem Cidadania e Desenvolvimento com os seus alunos através de ferramentas e estratégias pedagógicas assentes na três dimensões da Educação para a Cidadania identificadas pela UNESCO: cognitiva, socioemocional e comportamental, na perspetiva da mudança da Escola para o Mundo.
Principais resultados esperados desta oferta formativa certificada
Pretende dotar-se os professores de conhecimentos, metodologias e materiais didáticos que apoiem a prática docente na sensibilização e mobilização dos alunos para a:
- defesa e promoção de uma cultura universal dos Direitos Humanos;
- assunção de atitudes e valores conducentes à redução das desigualdades locais e globais, alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU;
- promoção da educação para a saúde, com vista à adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis;
- responsabilização pela defesa do ambiente, para a proteção da vida em todas as suas formas;
- promoção do diálogo intercultural, valorizando a diversidade e o respeito por todos os seres humanos.
Conteúdos do oferta formativa certificada – Cidadania e Desenvolvimento – pelos direitos de tod@s
O curso “Cidadania e Desenvolvimento – pelos direitos de tod@s” é um curso de 25 horas (duração preferencial identificada pelos docentes no diagnóstico de necessidades), composto por 5 módulos que correspondem aos domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), identificados pelos professores no diagnóstico de necessidades: Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Ambiente e Interculturalidade.
Módulo 1 – Direitos Humanos – 5h
- Enquadramento aos Direitos Humanos
- Estratégias, atividades e recursos promotores de conhecimentos, atitudes e valores alinhados com os Direitos Humanos
- Mobilização para comportamentos de inclusão, justiça, liberdade, democracia e solidariedade
A Educação para os Direitos Humanos concentra-se em capacitar os indivíduos na construção de uma cultura universal dos Direitos Humanos (DGE, 2019). Os professores têm um papel determinante no desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e valores defensores e promotores dos Direitos Humanos nos alunos (Compass, 2016).
Módulo 2 – Desenvolvimento Sustentável – 5h
- Conceito e objetivos do Desenvolvimento Sustentável
- Estratégias e atividades promotoras de conhecimentos, capacidades, valores e atitudes alinhadas com Desenvolvimento Sustentável
- Organizações de referência e recursos promotores da compreensão e mobilização para o Desenvolvimento Sustentável
Os professores devem promover competências cognitivas, socioemocionais e comportamentais promotoras de cidadãos globais, agentes de mudança para um mundo pacífico, justo, inclusivo e sustentável (UNESCO, 2015; DGE, 2019), sensibilizando e mobilizando para um desenvolvimento que cumpra as necessidades presentes, sem comprometer as gerações futuras.
Módulo 3 – Saúde – 5h
- Enquadramento e conceitos-chave
- Recursos e estratégias promotores da saúde mental (violência, afetos e sexualidade), educação alimentar, atividade física e proteção de comportamentos aditivos
- Mobilização para comportamentos saudáveis (física e mentalmente)
Tendo por base o Referencial (DGE, 2017) e o Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (DGE, 2014), os professores devem promover saberes, competências, atitudes e valores que promovam comportamentos e estilos de vida saudáveis e mobilizar os alunos para a sua própria saúde e a saúde das comunidades (DGE, 2019).
Módulo 4 – Ambiente – 5h
- Enquadramento e conceitos-chave
- Estratégias e recursos para promover o conhecimento e a consciência das problemáticas ambientais
- Mobilização para a mudança de valores, atitudes e comportamentos face ao ambiente
A educação ambiental para a sustentabilidade tem como objetivo promover valores e comportamentos que beneficiem o ambiente, numa perspetiva sustentável. Os professores devem promover a capacidade de usar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente, na perspetiva da participação ativa protetora dos efeitos sobre o ambiente. (DGE, 2018).
Módulo 5 – Interculturalidade – 5h
- Enquadramento e conceitos-chave
- Estratégias e recursos para promover a compreensão das causas e formas de discriminação, racismo e xenofobia
- Mobilização para a promoção do diálogo intercultural, integração e inclusão de migrantes.
A Educação Intercultural pretende que os diferentes indivíduos aprendam a viver, refletir e cooperar uns com os outros, mobilizando para a construção de uma sociedade assente na diversidade (Cochito, 2004). Importa reconhecer e valorizar a crescente diversidade cultural e linguística das comunidades educativas, consequência do aumento e da diversificação dos fluxos migratórios internos e externos (REEI, 2017)
Oferta Formativa Certificada: Equipa de Formadores
Para além da equipa do projeto Escola para a Cidadania, da Fundação Cidade de Lisboa, esta formação foi também ministrada pelas formadoras Marisol Carmelino e Vânia Cunha.
Marisol Carmelino é formadora acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), nos domínios da Cidadania, Igualdade de Género e Voluntariado. Faz parte da Bolsa de Formadores da DGE e encontra-se a desenvolver um projeto de formação em parceria com os Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas (CFAE), designadamente, Centro de Formação João Soares, Centro de Formação Maria Borges de Medeiros, Centro de Formação Templários e APEI, destinados a docentes do Pré Escolar, 1º, 2º 3º Ciclos e Ensino Secundário, no âmbito da Estratégia Nacional para a Educação da Cidadania (ENEC), sob o formato de Oficinas, Cursos e Laboratórios.
A formadora Vânia Cunha é acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), no domínio da Psicologia. Formada em psicologia realizou estágio académico em contexto comunitário com população imigrante e afrodescendente, tendo desde logo iniciado um percurso profissional vincado pela necessidade de adequação da formação académica à realidade intercultural do território onde começou a exercer. Apresenta mais de 10 anos de experiência em contextos multiculturais e de risco, tendo adquirido uma aprendizagem diversificada em territórios diferenciados que permitiu a aquisição de olhar crítico sobre o sistema e a capacidade de o pensar, complementada e sustentada pela formação especializada na área.
Quer saber mais sobre a realização das ações de formação?
A formação Cidadania e Desenvolvimento – pelos direitos de tod@s foi acreditada pelo CCPFC, com o registo de acreditação número CCPFC/ACC-107639/20.
Quer saber mais sobre a realização das ações de formação, desta oferta formativa, no âmbito do projeto Escola para a Cidadania? Saiba tudo aqui!