Quem somos

Fundação Cidade de Lisboa

Entidade Promotora

A Fundação Cidade de Lisboa é uma instituição de direito privado e de utilidade pública, constituída a 10 de Janeiro de 1989 pelo Eng.º Nuno Krus Abecasis. A Fundação encontra-se ao abrigo da lei do mecenato, tem o estatuto de ONGD e de entidade formadora certificada.
Desde a sua criação, a Fundação Cidade de Lisboa assumiu como linhas orientadoras a promoção da língua e da cultura portuguesa, a valorização da diversidade cultural lusófona, o reforço da coesão social e a formação e qualificação das pessoas, na perspetiva de promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável. Neste sentido, tem desenvolvido vários projetos nos seguintes domínios de intervenção: formação e educação, cooperação para o desenvolvimento; educação para o desenvolvimento e Cultura.

EEA Grants

Co-financiamento

Os EEA Grants são a contribuição da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega para a redução das disparidades na Europa e também no reforço da cooperação entre os Estados doadores e os 16 Estados beneficiários da Europa Central e do Sul. Através do EEA Grants os países doadores (Islândia, o Liechtenstein e a Noruega) estabelecem o objetivo comum de trabalhar em conjunto para reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de €2,8 mil milhões, para quinze estados beneficiários. Portugal beneficiará uma alocação global de €102.7 milhões.

Fundação Calouste Gulbenkian

Gestor do programa Cidadãos Ativ@s

A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955, ano em que faleceu.
De nacionalidade Portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, tendo também intervenção através de apoios concedidos desde Portugal nos PALOP e Timor-Leste bem como nos países com Comunidades Arménias.

Fundação Bissaya Barreto

Gestor do programa Cidadãos Ativ@s

A Fundação Bissaya Barreto é uma instituição particular de solidariedade social de utilidade pública, sedeada em Bencanta, Coimbra. Prossegue, desde a sua criação, em 1958, o objetivo de dar continuidade à Obra Social criada e legada pelo patrono, Fernando Bissaya Barreto, ilustre médico e professor universitário que, na região centro do país, edificou e orientou alargada rede de organismos assistenciais, educacionais, formativos e culturais, num exemplo de ímpar visão e empreendedorismo social.
Nos termos dos estatutos em vigor, a Fundação tem por objetivo contribuir para a promoção da população da região centro, através do propósito de dar expressão organizada ao dever de solidariedade e de justiça social entre os indivíduos, podendo, todavia, vir a estender-se a outras localidades do País, por deliberação do Conselho de Administração. (art.º 2º) e propõe-se a apoiar, promover e realizar atividades nos âmbitos Social, Educação, Saúde, Cultura, Formação Profissional e outros que venham a tornar-se possíveis e necessários desde que respeitem a obra e o espírito do fundador. (art. 3º)

Junta de Freguesia de Alvalade - Lisboa

Entidade Parceira

A Freguesia de Alvalade reúne no seu território as antigas freguesias do Campo Grande, de São João de Brito e de Alvalade, para além de pequenas parcelas de território anteriormente pertencentes às freguesias de Marvila e São Domingos de Benfica. A recente reorganização administrativa, que foi oficializada a 8 de novembro de 2012 e que entrou em vigor a 29 de setembro de 2013, conferiu às juntas de freguesia novas competências, até então da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa. Esta atribuição de novas competências foi acompanhada dos meios humanos, dos recursos financeiros e do património adequado ao desempenho dos serviços transferidos.

Agrupamento de Escolas de Alvalade

Entidade Parceira

O agrupamento de escolas de Alvalade situa-se em Alvalade, Lisboa, e é constituído por 4 escolas que lecionam desde o jardim infantil ao 12º ano: . ESPAV - Escola Secundária c/3º Ciclo Padre António Vieira (sede), EBGC - Escola Básica 2/3 Gago Coutinho, EBTP - EB1/JI Teixeira de Pascoais e a EBSJB - EB1 S. João de Brito.

Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar

Entidade Parceira

O agrupamento de escolas do Alto do Lumiar situa-se no Lumiar, Lisboa, e é constituído pelas seguintes escolas: Escola E.B. 2,3 do Alto do Lumiar – Escola Sede, Escola Básica/JI Padre José Manuel Rocha e Melo, Escola Básica Dr. Nuno Cordeiro Ferreira, Escola Básica/JI das Galinheiras e a Escola Básica/JI Maria da Luz de Deus Ramos.