O projeto Escola para a Cidadania abriu novas oportunidades de voluntariado em Lisboa no ano letivo de 2020/2021. Integraram o projeto 10 voluntários: Alison Antunes, Janainna Pereira, Ana Sofia Ventura, Alexandra Athayde Fonseca, Marta Vences, Camila Cavalcanti, Maria Frade, Joelma Maia, Rosana Terres e Paulo Reis.
Voluntariado em Lisboa: formação de voluntários Escola para a Cidadania 2020/2021
A formação de voluntários decorreu nos dias 27 de novembro de 2020 e 4 e 11 de dezembro de 2020, em formato online, dado o contexto de pandemia.Na sessão de dia 27 de novembro, após as dinâmicas iniciais de quebra-gelo, abordámos os direitos e os deveres dos voluntários, apresentámos as diferentes atividades do projeto Escola para a Cidadania e falámos sobre a dinamização de atividades de grupo, partindo da pergunta “Que dinamizador quero ser?”. Realizámos também os primeiros desafios de forma individual e em conjunto!
No final da sessão, fizemos uma nuvem de palavras com as respostas à pergunta: “O que levas / sentes desta sessão?”
A segunda sessão, no dia 4 de dezembro, foi dedicada ao aprofundamento da planificação e técnicas de dinamização de sessões com as turmas, onde aprendemos a realizar os planos de sessão.
Nesta sessão falou-se também dos domínios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável, através da exploração de diversos recursos pedagógicos que podem ser integrados no desenvolvimento de sessões com as turmas.
No final da sessão foi também lançado um desafio a realizar de forma autónoma e assíncrona, com a exploração de recursos pedagógicos dos domínios da Saúde e do Ambiente, e a realização de um questionário.
A terceira e última sessão de formação decorreu no dia 11 de dezembro de 2020. Iniciámos com um quebra-gelo inicial: uma adaptação online da Bola Positiva, em que cada formando vai “passando a bola” a outro colega, que tem de responder a uma das perguntas da Bola, como por exemplo: “Sinto energia positiva quando…”, “Um dos meus sonhos é…”, “Sinto-me bem quando…”, entre outras. O objetivo deste jogo é aumentar o conhecimento interpessoal e promover as relações intergrupais.
De seguida explorámos as temáticas da Saúde e Ambiente, através das respostas ao desafio. Também dividimos os formandos em 2 grupos, sendo que cada grupo trabalhou um dos temas, apresentando uma proposta de plano de sessão com os alunos.
Falámos também do domínio da Interculturalidade, antecedida por uma atividade prática de mímica para trabalhar a expressão e a comunicação online.
Terminámos com várias nuvens de palavras colaborativas com as respostas a várias perguntas. Aqui podemos ver as respostas à pergunta: “O que sinto…ao pensar que vou dinamizar uma sessão com uma turma”, e “O que levas desta formação?”.
As respostas demonstram sobretudo o entusiasmo, a aprendizagem e a inspiração sentida pelos voluntários, mas também a consciência da responsabilidade do impacto das ações futuras junto dos alunos.
A avaliação da formação de voluntários Escola para a Cidadania 2020/2021
A avaliação formal do curso de formação de voluntários foi muito positiva, sendo que a maioria dos pontos foi avaliado em 4 e 5, numa escala de 1 a 5. Destacamos a avaliação dos pontos “Métodos Pedagógicos”, “Domínio dos Conteúdos”, “Dinamização Pedagógica”, “Acompanhamento do Coordenador” e “Contributo para a valorização pessoal/profissional”, que tiveram a avaliação mais elevada.
Perguntámos aos formandos quais os pontos fortes do curso e destacamos alguns dos comentários deixados no formulário de avaliação:
“Consciencialização de forma acessível a todos, integração de várias culturas na própria dinamização, tolerância e compreensão face a todos os voluntários”.
“A comunicação positiva por parte da formadora, que é extremamente clara, e a boa comunicação entre grupo. As dinâmicas usadas e as estratégias que fomentam a participação”.
“Interatividade do curso e disponibilidade dos formadores”.
O voluntariado em Lisboa do projeto Escola para a Cidadania 2020/2021 foi realizado no Agrupamento de Escolas de Alvalade e no Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, entidades parceiras do projeto.
Quer saber mais sobre o projeto Escola para a Cidadania? Veja aqui!