Na Fundação Cidade de Lisboa consideramos o voluntariado social como uma oportunidade de criar valor na comunidade, através de um “conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.” (art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro).
Seguindo estes princípios orientadores, também a dimensão do voluntariado social foi incluída no projeto Escola para a Cidadania, no ano letivo 2019/2020, com a inclusão de uma equipa de 10 voluntários.
Voluntariado social na Fundação Cidade de Lisboa com formação certificada
Esta é a equipa de 10 voluntários Escola para a Cidadania 2019/2020: Rachel Aparicio, Márcia Canato, Julianne Jacob-Pulkkinen, Margarida Gonçalves dos Santos, Marina Rodrigues, Catarina Rodrigues, Terezinha Smith, Maria das Neves Silva, Inês Almeida e Mariana Graça. Quer conhecer melhor esta super equipa? Veja aqui!
O voluntariado social na Fundação Cidade de Lisboa inclui sempre uma formação certificada, e o projeto Escola para a Cidadania não foi exceção! A equipa beneficiou de uma formação certificada de 12 horas, em que foram abordadas as seguintes temáticas:
Ser voluntário (1 h)
- direitos e deveres
Dinamização de grupos (3 h)
- perfil e competências do dinamizador
- estratégias e metodologias de facilitação
Planeamento e avaliação das atividades (3 h)
- objetivos, recursos pedagógicos e instrumentos de suporte
Temáticas do projeto (5 h)
- direitos humanos,
- desenvolvimento sustentável,
- ambiente,
- saúde,
- interculturalidade.
A primeira sessão decorreu no dia 18 de janeiro de 2020. Nesta sessão, após uma dinâmica quebra-gelo inicial, apresentámos o projeto Escola para a Cidadania, assim como os parceiros e financiadores do projeto. Seguimos depois para a temática “o que é ser voluntário?” e falámos sobre os seus direitos e deveres.
Falámos também sobre a dinamização de grupos e o planeamento das atividades, sempre com várias dinâmicas práticas, como o Bingo Humano ou o Sociograma, que para além de cumprirem o propósito de dinamizar a reflexão, são também exemplos de atividades que podem ser aplicadas pelos mesmos.
A 2ª sessão de formação, no dia 15 de fevereiro de 2020, foi dedicada ao aprofundamento das técnicas de dinamização de grupos e comunicação e às estratégias e metodologias de dinamização de sessões, com a realização de vários exercícios práticos.
Nesta sessão iniciámos ainda as temáticas do projeto, com os domínios do Desenvolvimento Sustentável e dos Direitos Humanos. Os formandos realizaram ainda um planeamento de sessão real, com várias ideias para a ação.
A terceira oficina de formação para o voluntariado social Escola para a Cidadania decorreu no dia 29 de fevereiro de 2020. Nesta sessão abordámos os 5 domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania que tratamos neste projeto: Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Interculturalidade, Ambiente e Saúde.
Realizámos vários exercícios práticos e experimentámos vários recursos pedagógicos que podem ser aplicados nas sessões!
Voluntariado social no projeto Escola para a Cidadania: a avaliação da formação certificada
Os formandos foram convidados a avaliar a formação no final e deixar algumas palavras sobre “o que levam desta formação”. “Abrir a mente”, “muita bagagem”, “motivação” e “entusiasmo”, foram algumas das palavras deixadas pelos formandos.
Também a avaliação formal foi muito positiva, com a maioria dos aspetos com avaliação de 4 e 5, numa escala de 1 a 5.
Quer conhecer todas as atividades desenvolvidas no projeto Escola para a Cidadania? Veja aqui a linha do tempo deste projeto!