Equipa Meninas superpoderosas – 7ºD
Criar iniciativas para tornar o planeta mais limpo. As pessoas devem reciclar mais e evitar jogar lixo no chão.
Nesta página encontra:
Ideias em prática: as propostas que foram implementadas pelos jovens ao nível nacional
Propostas inspiradoras: que foram criadas durante o jogo e podem inspirar ações reais
Oportunidades para agir: listagem de prémios e iniciativas que apoiam a Cidadania Ativa dos jovens
Todos os anos letivos, em maio, as melhores ações realizadas serão distinguidas. Enviem as vossas!
Criar iniciativas para tornar o planeta mais limpo. As pessoas devem reciclar mais e evitar jogar lixo no chão.
No âmbito do projeto Cidadania em Jogo: TU decides!, está a ser testada uma nova metodologia de aplicação do jogo digital em contexto escolar, com o objetivo de garantir o acesso pleno à experiência por todas as turmas, mesmo na ausência de computadores para todos os alunos.
Na Missão 3 do jogo Cidadania em Jogo: TU decides!, promovido pela Fundação Cidade de Lisboa, os jovens são convidados a olhar com atenção e espírito crítico para o mundo que os rodeia. Através da exploração do seu contexto local — seja na escola, no bairro, na cidade ou até no país —, são desafiados a identificar situações concretas de discriminação.
O balanço da experiência foi claramente positivo: 78% dos alunos manifestaram-se satisfeitos ou muito satisfeitos, atribuindo ao jogo uma média de 3,9 pontos em 5.
A Fundação Cidade de Lisboa está a implementar o projeto “Cidadania em Jogo: TU decides!”, uma iniciativa pioneira que visa capacitar jovens do 3.º ciclo do ensino básico em literacia democrática e participação cívica.
Como tornar acessível a todas e todos os conceitos do Desenvolvimento e da Cidadania Global? Muitas vezes estes conceitos são expressos numa linguagem reservada a “especialistas”, tornando-os inacessíveis às pessoas.
Após meses de desenvolvimento, testes em contexto real e escuta ativa dos utilizadores, o jogo digital Cidadania em Jogo: TU decides!, está oficialmente pronto a ser jogado de Norte a Sul do país (e as inscrições já chegaram também dos arquipélagos, e até de uma escola de Angola e de outra do Brasil!).