Equipa: Cidadãos do Futuro – 9ºB
Criar uma campanha e realizar uma palestra no auditório da escola, convidando não só os alunos, mas toda a comunidade escolar, para abordar temas como o racismo, a igualdade e os direitos LGBTQIA+.
Nesta página encontra:
Ideias em prática: as propostas que foram implementadas pelos jovens ao nível nacional
Propostas inspiradoras: que foram criadas durante o jogo e podem inspirar ações reais
Oportunidades para agir: listagem de prémios e iniciativas que apoiam a Cidadania Ativa dos jovens
Todos os anos letivos, em maio, as melhores ações realizadas serão distinguidas. Enviem as vossas!
Criar uma campanha e realizar uma palestra no auditório da escola, convidando não só os alunos, mas toda a comunidade escolar, para abordar temas como o racismo, a igualdade e os direitos LGBTQIA+.
Criar iniciativas para tornar o planeta mais limpo. As pessoas devem reciclar mais e evitar jogar lixo no chão.
Criar uma campanha e realizar uma palestra no auditório da escola, convidando não só os alunos, mas toda a comunidade escolar, para abordar temas como o racismo, a igualdade e os direitos LGBTQIA+.
Organizar um evento cultural na escola para mostrar um pouco da cultura dos alunos.
Criar associações contra o racismo, começando pela escola. Podemos utilizar as redes sociais da escola para promover a nossa associação e também recorrer à rádio escolar para divulgar a nossa mensagem — porque as palavras têm mais poder do que os olhos.
Organizar um ajuntamento de diferentes culturas, com partilhas de dança, trajes, comida, música e livros de vários países, para celebrar a diversidade e promover o respeito entre culturas.
Organizar uma festa de interculturalidade na zona da Paiva Couceiro, na Penha de França, onde as pessoas possam partilhar comida de várias culturas, incluindo a nossa. O objetivo é promover a diversidade e o convívio entre diferentes culturas.
No âmbito do projeto Cidadania em Jogo: TU decides!, foi criado um manual pedagógico especialmente pensado para apoiar os professores na utilização do jogo digital em contexto educativo, em especial, na área de Cidadania e Desenvolvimento.
No âmbito do projeto Cidadania em Jogo: TU decides!, está a ser testada uma nova metodologia de aplicação do jogo digital em contexto escolar, com o objetivo de garantir o acesso pleno à experiência por todas as turmas, mesmo na ausência de computadores para todos os alunos.
Na Missão 3 do jogo Cidadania em Jogo: TU decides!, promovido pela Fundação Cidade de Lisboa, os jovens são convidados a olhar com atenção e espírito crítico para o mundo que os rodeia. Através da exploração do seu contexto local — seja na escola, no bairro, na cidade ou até no país —, são desafiados a identificar situações concretas de discriminação.