Responsável do Departamento de Projetos da Fundação Cidade de Lisboa desde 2013. Experiência consolidada (15 anos) em gestão de projetos na área da Educação para a Cidadania e Responsabilidade social e Ética nas Organizações. Representante da Fundação Cidade de Lisboa no Grupo de Trabalho Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global da Plataforma Portuguesa das ONGD e na Rede Social de Lisboa. Licenciada em Estudos Europeus e pós graduada em Cooperação para o Desenvolvimento e Ética e Responsabilidade Social.
Mestre em Ciências da Educação e licenciada em Psicologia Educacional, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Formadora certificada e acreditada para a formação de professores. Experiência desde 2005 na intervenção comunitária, especialmente em contexto escolar, no âmbito da criação, implementação e avaliação de programas educativos para o desenvolvimento pessoal, social, académico e da consciência cidadã nas crianças e jovens; e formação a professores e técnicos sociais no âmbito da promoção do sucesso escolar, e da educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável. Acredita na mudança positiva, pelo respeito e pela igualdade de tod@s.
Avaliadora externa do projeto, é docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), investigadora integrada no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e colaboradora no CITUR – Centro de Investigação Aplicada em Turismo. A sua formação académica inclui um pós-doutoramento em Geografia pelo IGOT-ULisboa, doutoramento Europeu em Estudos de Literatura e de Cultura, pela Universidade de Lisboa, em parceria com a University of South Wales, mestrado em Estudos Anglísticos e licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, ambos pela Universidade de Lisboa. Foi coordenadora, membro e avaliadora externa de vários projetos nas áreas da educação, cultura, cidadania ativa e desenvolvimento sustentável. É investigadora, palestrante e autora nas áreas dos estudos culturais urbanos, sociologia urbana, geografia cultural, turismo e lazer, turismo comunitário e colaborativo, bens comuns, intergeracionalidade, línguas estrangeiras e metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
Após ter ingressado no curso de Educação e Formação, descobri uma grande paixão por este campo de trabalho. A Educação possui um papel fundamental na integração e apoio das comunidades mais vulneráveis.Foi por esta razão que decidi realizar o meu estágio de conclusão do Mestrado, no Projeto Escola para a Cidadania. Apesar dos constrangimentos que ocorreram com a pandemia, esta foi uma experiência bastante enriquecedora e gratificante para o meu percurso profissional e pessoal. Procuro utilizar tudo o que aprendi e desenvolvi para ajudar aqueles que mais necessitam, continuando este trabalho deconsciencialização e responsabilização de cidadãos ativos.
Sempre tive um sonho. O sonho de ser professora primária. Ingressei no curso de Educação Básica em 2017. Em 2019 tive conhecimento do Projeto Escola para a Cidadania e soube logo que queria fazer parte. Senti que era a oportunidade de aprender mais sobre a área da Cidadania, uma área que é pouco abordada no curso de Educação Básica. Apesar da pandemia e de todas as alterações que tivemos de fazer no nosso plano, toda a experiência no projeto foi incrível, aprendi muito, cresci muito e ganhei muita experiência. Tudo o que aprendi usarei futuramente com os meus alunos, tornando-os cidadãos mais conscientes e ajudando-os a adotar uma vida o mais sustentável possível.
Mestranda em Educação e Formação, na área de Desenvolvimento Social e Cultural, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Graduada em Biblioteconomia e Pedagogia ambas pela Universidade Federal do Maranhão e Língua Portuguesa “Lato Sensu”, pela Universidade Estadual do Maranhão. Ligada a projetos no Brasil em temáticas ligadas a defesa da Cidadania, Direitos Humanos, Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável, Educação, Saúde e qualidade de vida, Inclusão e justiça social, Erradicação da pobreza e Consumo consciente.
Com formação em filosofia e gestão cultural, participei em vários projetos culturais de trabalho com a comunidade e de cariz social e inclusivo, com diversas populações vulneráveis. Tenho complementado a minha formação com vários cursos na área do marketing digital e da produção de conteúdo para web. No projeto Escola para a Cidadania colaboro na elaboração de conteúdos para o site e redes sociais.
É importante que nos movamos pela igualdade e não deixemos que o egoísmo e a ganância prevaleçam. Temos que ser solidários para ninguém ficar para trás. Fiz o meu primeiro projeto de voluntariado há 4 anos, e hoje em dia sou ativista estudantil, militante e deparo-me com diversas lutas no meu dia-a-dia. Ser voluntário é trabalhar lado a lado com outras pessoas. É “conectarmo-nos” com outros seres humanos enquanto trabalhamos em prol de um objetivo comum. Estamos conectados com a comunidade. Estamos conectados com o problema e também com a solução. Estamos conectados a um processo no qual acreditamos.
Sou a Inês, tenho 25 anos, sou estudante de Psicologia e sei que cada um nós, independentemente da idade, cultura, sexo e contexto consegue fazer a diferença e ter uma voz. Como escoteira desenvolvi ferramentas e valores que me mudaram como cidadã, inclusive o gosto por criar atividades para os jovens, e percebi que é possível “deixar o mundo um pouco melhor do que encontrámos”. Aliado a isto, fui voluntária num centro de explicações com jovens de diferentes contextos, tornando mais claro em mim a importância da pedagogia. Paralelamente, ao participar em projectos internacionais, conheci de perto outras realidades políticas, ficando ainda mais sensibilizada para a importância que é falar sobre os direitos humanos.