Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Igualdade (ODS 10)
  • Reconhecer formas de desigualdades globais e locais
  • Identificar formas de reduzir as desigualdades
  • Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos ODS e na promoção da igualdade

passo a passo

introdução

10m
  • Colocar o grupo em círculo de pé e indicar que devem passar a bola a um colega, sem deixar cair; quem recebe a bola deve dizer o nome e completar a afirmação “se pudesse mudar uma coisa no mundo, mudaria…”;
  • Registar no quadro as ideias para “mudar o mundo”;
  • Refletir sobre o papel individual na transformação do mundo e fazer a ligação com os ODS.

desenvolvimento

20m
  • Perguntar o que sabem sobre os ODS e registar ideias chave;
  • Introduzir o jogo digital, que permite descobrir mais sobre os ODS; o jogo é interativo, de escolha múltipla, com vídeos e curiosidades;
  • Pode propor-se o jogo individual, em grupos, ou coletivo (toda a turma em simultâneo) – importa gerir as participações, garantindo que todos têm oportunidade de dar a sua opinião/ resposta;
  • Avisar que vão ter 15 minutos para jogar a primeira parte correspondente aos ODS;
  • Anotar as ideias principais e identificar as curiosidades e descobertas sobre a temática;
  • Pedir que identifiquem qual o ODS se relaciona mais com o tópico da desigualdade – ODS 10 – e explorar as metas e âmbito do mesmo.

conclusão

20m
  • Iniciar o debate sobre a Igualdade (em turma ou em grupos pequenos): O que são desigualdades?; Que tipos de desigualdades existem?; Somos todos iguais? Somos diferentes? Reforçar a ideia da igualdade de direitos e do direito às diferenças individuais;
  • Discutir ideias para a ação para reduzir as desigualdades: Como podemos no dia-a-dia ter um papel na redução das desigualdades? Seja na sala de aula, na escola, no bairro;
  • Refletir sobre o papel e a responsabilidade individual na promoção da Igualdade.

Desenvolver as ideias para reduzir as desigualdades e escolher uma delas para trabalhar em conjunto.

Criar uma campanha digital sobre o tema, partilhando nas redes sociais ideias de ações para reduzir as desigualdades.

2º e 3º ciclo
50 min

Resumo

A partir de uma dinâmica de partilha em grupo e de um quizz promove-se a reflexão conjunta sobre as desigualdades no mundo. Faz-se a ligação ao Desenvolvimento Sustentável e ao ODS 10 e promove-se a consciência da responsabilidade individual na redução das desigualdades.

Recursos

  • Bola
  • Internet
  • Jogo Quizz: Link
  • Dispositivo (computador, tablet, telemóvel)
  • Quadro interativo/ Projetor
  • Colunas

Critérios de Avaliação

  • Reconhecem a ligação entre a temática da Igualdade e os ODS
  • Identificam o ODS 10 e outros relacionados com igualdade
  • Reconhecem desigualdades globais e locais
  • Identificam formas de reduzir as desigualdades
  • Reconhecem deveres e responsabilidades na defesa dos ODS e na promoção da igualdade

Saber Mais

  • Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Direitos Humanos: Link
  • Desenvolvimento Sustentável: Link