Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre Direitos Humanos (D.H.) e Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Explorar os conhecimentos que a turma tem acerca dos ODS e D.H.;
  • Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos ODS e D.H.;
  • Desenvolver competências de reflexão e de compromisso;
  • Estabelecer um compromisso em prol dos ODS/D.H..

passo a passo

introdução

10m
  • Apresentar o plano da sessão: que haverão duas atividades, a visualização de um vídeo, e por fim um desafio prático;
  • Pedir que os alunos se organizem numa roda para a primeira atividade (pode ser dentro da sala, ou na rua);
  • Explicar a atividade: que é de apresentação, e que é para lançarem a bola uns aos outros, sem a deixar cair. Quando a recebem, têm que dizer o seu nome + “se pudesse mudar uma coisa no mundo, mudaria…” (uma coisa que devia haver mais no mundo)
  • Registar num quadro as ideias para “mudar o mundo”.
  • Nota de dinamização: não insistir, passar a vez
  • Pedir para se sentarem nos lugares quando todos se tiverem apresentado
  • Apresentar o vídeo – dizer que é sobre o Desenvolvimento Sustentável (ODS), e perguntar o que sabem e já aprenderam antes de passar o vídeo

desenvolvimento

40m
  • Perguntar o que acharam do vídeo, o que os surpreendeu ou não sabiam;

Introduzir a atividade seguinte: Quantos-Queres (20 min)

  • Dividir a turma em grupos de 4/5 elementos. Explicar aos grupos as regras do jogo: um elemento do grupo fica com o QQ – recurso disponibilizado em papel – e pergunta ao colega da direita “Quantos queres?”; o colega diz um número, abre e fecha-se o papel com o jogo esse número de vezes, e, de seguida, este escolhe uma das 4 cores para que seja lida a pergunta correspondente;
  • Incentivar o colega a responder/ dar a opinião com ajuda dos outros colegas: perguntar se concordam ou se têm uma opinião diferente – Vai estar um dicionário do desenvolvimento na sala e @s alun@s são incentivados a procurarem lá as respostas quando não as souberem;
  • Ajudar a compreender e a relacionar com as respostas/ ideias dadas;
  • Reforçar que não há respostas totalmente certas ou erradas;
  • Repetir o procedimento, rodando o jogo por todos os elementos do grupo;
  • Gerir o tempo de reflexão sobre uma questão.

No fim do jogo, perguntar aos grupos: (10 min)

  • O que vos surpreendeu mais? O que não sabia, o que me deixou curiosidade, o que me surpreendeu?
  • “Acham que estes temas vos afetam?”, “Estão ligados à vossa vida?”, “O Desenvolvimento Sustentável é uma questão para o vosso bairro, cidade, país?” “Vocês têm um papel? (ligar com a parte seguinte)

 

conclusão

20m

Explicar a atividade final: Compromisso pelos Direitos Humanos

  • E agora queremos saber como podemos contribuir para estes objetivos!
    • Na escola?
    • Em casa?
    • Na comunidade?
  • Distribuir um post it por aluno, e canetas coloridas
  • Informar que cada um tem que refletir e escolher uma ação que se vai comprometer a fazer em prol do Desenvolvimento Sustentável e/ou dos Direitos Humanos (ex.: assinar uma petição)
  • Cada aluno escreve o compromisso no post it e escreve o seu nome
  • Um a um, vão à frente da turma, leem o seu compromisso “Eu, Joana, comprometo-me a” e colam o post it numa cartolina
  • Desafiar os alunos a afixarem a cartolina com os compromissos na sala;
  • Desafiar os alunos a escolherem uma pessoa cada um, com a qual se comprometem a jogar o QQ, e que desafiem a escolher uma missão pelos DH’s/ODS;
  • Sublinhar que o mais importante é fazer algo pelo Desenvolvimento Sustentável e  Direitos Humanos – aconselhar a turma a ir revendo os seus compromissos, e a alterá-los se já não lhes fizerem sentido
2º e 3º ciclo
70 min
2021

Resumo

Através de um jogo de quantos-queres é promovida uma exploração dos conhecimentos dos alunos acerca dos ODS.

A reflexão, através das respostas dos alunos, tem o objetivo de os levar a estabelecer um compromisso em prol dos ODS.

Recursos

  • Bola anti-stress (de preferência um globo terrestre);
  • Quantos-Queres sem resposta: Link
  • Vídeo sobre ODS.: Link
  • Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Cartolina A2
  • Post its
  • Canetas coloridas

Critérios de Avaliação

  • Refletem sobre os ODS e os D-H.;
  • Reconhecem deveres e responsabilidades na defesa dos ODS e D.H.;
  • Estabelecem um compromisso em prol dos ODS/D.H.;
  • Demonstram sentido de compromisso.

Saber Mais

  • Dicionário do Desenvolvimento: Link

Pasta de Atividades e Recursos:

  • Direitos Humanos: Link
  • Desenvolvimento Sustentável: Link