17.08.2023

Conheça o projeto europeu Intercâmbio pelos ODS

O projeto europeu Intercâmbio pelos ODS decorre de março 2023 a maio 2024. É uma parceria da Fundação Cidade de Lisboa com a Neo Sapiens, de Logroño, Espanha, com o apoio da linha ERASMUS+ (KA210-ADU – Small-scale partnerships in adult education). 

Este projeto europeu tem como objetivo principal a partilha de boas práticas inovadoras na área da Educação para a Cidadania Global no âmbito da educação de adultos , através de 2 intercâmbios internacionais para a partilha de boas práticas, a realização de um guia de recursos e boas práticas, e 2 workshops de formação de agentes educativos, promovendo o aumento da qualidade da intervenção em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Projeto Europeu Intercâmbio pelos ODS – O encontro em Lisboa

Foi na semana de 24 a 27 de julho que recebemos os colegas da Neo Sapiens em Lisboa. Durante esta semana partilhamos vários experiências com diversas ONGD e associações que trabalham em Educação para a Cidadania Global.

No dia 24 de julho falámos do projeto Escola para a Cidadania, que desenvolveu várias atividades com alunos e professores e criou um Guia Pedagógico de educação para a cidadania. Reunimos também com os nossos colegas da Fundação Gonçalo da Silveira, que nos falaram sobre o seu trabalho, apresentaram recursos pedagógicos na área da Cidadania Global e dinamizaram um workshop sobre sistematização do conhecimento a partir da prática.

Boas Práticas de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global em Lisboa

No dia seguinte foi a vez de ficarmos a conhecer melhor a ADRA e dois dos projetos que desenvolvem nesta área: o projeto EdComunicar, do qual a Fundação Cidade de Lisboa é entidade parceira, que visa aumentar a visibilidade da EDCG em Portugal, e o projeto Expressões d’arte & desenvolvimento- jovens influencers globais, que pretende capacitar crianças e jovens para influenciar a adoção de políticas públicas mais justas e igualitárias. Ainda no dia 25 de julho conhecemos o projeto dinamização cultural e comunitária da Quinta Alegre – Lugar de Cultura, no belíssimo Palácio do Marquês do Alegrete, na Freguesia de Santa Clara.

Na 4ª feira, dia 26, foi o dia de visitar o IMVF e ficar a conhecer vários projetos e recursos e campanhas em prol dos ODS, como o Dicionário do Desenvolvimento, ou o projeto europeu Our food, our future, que trabalha em prol de um sistema alimentar mais justo e sustentável. 

Terminámos o intercâmbio com uma visita Migrantour: Lisboa apresentada pelos olhos de um guia migrante, para uma experiência mais real e intercultural! Aproveitámos também para conhecer o trabalho da Renovar a Mouraria, a entidade promotora do projeto Migrantour em Portugal. O almoço foi num restaurante muito especial: para além de muito bom, é também um projeto de inserção social de pessoas em situação de sem abrigo. Falamos de “É um restaurante”, um projeto da Crescer

Para saber mais sobre o projeto Intercâmbio pelos ODS consulte a ficha de projeto.

Aproveite também para saber mais sobre os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no Dicionário do Desenvolvimento.

Intercâmbio pelos ODS