O CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral – e a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira – realizaram um percurso entre 2021 e 2023 que visou continuar e reforçar o trabalho das duas organizações no campo da Educação para o Desenvolvimento (ED) no ensino formal, em particular, no que concerne ao Referencial de Educação para o Desenvolvimento e à formação inicial e contínua de educadores/as e professores/as.
O percurso teve como objetivo identificar as problemáticas que dificultam a aplicação do Referencial ED no sistema formal de ensino, com base na prática e na visão de diferentes atores da comunidade escolar.
Durante esta fase, foram identificadas problemáticas não apenas relacionadas à aplicação do Referencial ED, mas também à própria Educação para o Desenvolvimento e à área curricular em que está inserida, a Cidadania & Desenvolvimento / Educação para a Cidadania. Em consequência deste levantamento, foram também apresentadas propostas para a formação inicial e contínua de educadores e professores, que procuram resolver estas problemáticas.
Deste percurso resultou uma publicação, o estudo “A Educação para o Desenvolvimento nas Práticas Escolares”, que reúne os principais elementos relativos às práticas de ED no ambiente escolar, bem como roteiros de autodiagnóstico que podem ser utilizados em processos individuais ou coletivos de reflexão sobre estas práticas para entidades formadoras e escolas/comunidades educativas.
Espera-se que esta publicação possa ser útil para escolas, entidades formadoras, organizações da sociedade civil, instituições e para todas as pessoas e entidades interessadas em ED.
Aceda ao estudo aqui e visite o site do CIDAC e da Fundação Gonçalo da Silveira para saber mais!