- Perguntar o que acharam do vídeo, o que os surpreendeu ou não sabiam;
Introduzir a atividade seguinte: Bingo dos Direitos Humanos (20 min)
- Juntar as mesas a pares e pedir a todos para se sentarem. Explicar que cada par vai ter 30 segundos para discutir, e depois têm que trocar de mesa. Os alunos à esquerda ficam sempre sentados, apenas os da direita se movem. Os alunos da direita movem-se – numa ponta da sala o primeiro da fila anda uma cadeira para trás e assim sucessivamente; o último de cada fila é o primeiro da fila seguinte
- O objetivo é discutirem as perguntas e encontrarem respostas juntos
- As trocas repetem-se até alguém gritar BINGO, ou quando o tempo chegar ao fim (10 min) – aí ganha quem tiver mais perguntas respondidas
Quando terminar explora-se um pouco as respostas e a experiência dos alunos.
- O que acharam? Houve alguma pergunta que foi mais difícil? E mais fácil? Quais? Alguma pergunta que vos surpreendeu? Alguma pergunta que despertou mais interesse? Gostariam de aprofundar mais?
Explicar a atividade final: Compromisso pelos Direitos Humanos (20 min)
- Distribuir um post it por aluno, e canetas coloridas
- Informar que cada um tem que refletir e escolher uma ação que se vai comprometer a fazer em prol dos Direitos Humanos (ex.: assinar uma petição)
- Cada aluno escreve o compromisso no post it e escreve o seu nome
- Um a um, vão à frente da turma, leem o seu compromisso “Eu, Joana, comprometo-me a” e colam o post it numa cartolina