22.04.2023
diferença entre democracia e ditadura

Qual a diferença entre Democracia e Ditadura?

O dia 25 de abril de 1974 marcou a entrada de Portugal em democracia. Mas será que sabes a diferença entre democracia e ditadura? Talvez já tenhas ouvido falar destes termos antes, mas sabe o que eles significam? Vamos descobrir juntos! Em resumo, Democracia e Ditadura são dois tipos diferentes de governação. A principal diferença […]

15.03.2023

Já conhece o projeto EDxperimentar?

Já conhece o EDxperimentar, um projeto de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global que, entre 2019 e 2022, envolveu 9 escolas de Faro, Ourém e Covilhã? Promovido pela Fundação Gonçalo da Silveira, em parceria com a Associação Casa Velha, a CooLabora e a Cooperativa Mandacarú, este projeto foi: “Uma plataforma de partilha de experiências, de construção de práticas […]

15.02.2023

Conheça o projeto ED Comunicar – Do Conhecimento à Mobilização

ED-Comunicar é um projeto colaborativo implementado pela ADRA, em parceria com sete ONGD: AIDGLOBAL, Associação Par – Respostas Sociais, Fundação Cidade de Lisboa, Fundação Gonçalo da Silveira, Instituto Marquês de Valle-Flôr, Mundo a Sorrir e Rosto Solidário. Para promover o Desenvolvimento e a Cidadania Global, é fundamental contar com cidadãos e cidadãs envolvidos / as, […]

22.01.2023
Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global em Tempos de Mudança

Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global em Tempos de Mudança – Revista da Plataforma Portuguesa das ONGD

Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global em Tempos de Mudança é o tema da Revista Nº 25 da Plataforma Portuguesa das ONGD. O Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global da Plataforma Portuguesa das ONGD refere sobre esta publicação: “Pretendemos com esta revista colocar algumas destas questões difíceis, […]

12.12.2022
Selo de Boas Práticas de Intervenção Social

Projeto Escola para a Cidadania reconhecido com o Selo de Boas Práticas de Intervenção Social

O Selo de Boas Práticas de Intervenção Social foi criado pelas Plataformas Supraconcelhias da Grande Lisboa e do Oeste da Segurança Social em 2019 e “tem como objetivo valorizar e divulgar práticas inovadoras de intervenção social que ocorrem nos respetivos territórios, e que face aos desafios que se colocam diariamente, arrisquem a experimentação de novas metodologias.” O […]

09.11.2022
Porque é importante a educação para a cidadania?

Porque é importante a educação para a cidadania?

No âmbito do Encontro de Organizações da Sociedade Civil que trabalham a Educação para a Cidadania, a Fundação Cidade de Lisboa foi convidada a responder à pergunta “Porque é importante a educação para a cidadania?” Veja aqui a resposta da Rute Machado, responsável do departamento de projetos da Fundação Cidade de Lisboa. “A educação para […]

07.11.2022

A União das Mutualidades Portuguesas celebra connosco o Dia Municipal para a Igualdade 2022!

O que representa para si a igualdade? Foi com esta questão que lançámos o desafio à comunidade de enviar, sob a forma de texto, vídeo, foto, ilustração, ou técnica expressiva mista, uma mensagem pessoal sobre a representação da igualdade. A União das Mutualidades Portuguesas, nossa parceira no grupo de trabalho da Escolaridade, da Comissão Social […]

11.10.2022

O que representa para si a igualdade?

“Para mim igualdade é” – mostra de imagens e ideias No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade a Fundação Cidade de Lisboa desafia a comunidade a enviar, sob a forma de texto, vídeo, foto, ilustração, ou técnica expressiva mista, uma mensagem pessoal do que representa para si “Igualdade”. O que me preocupa? […]

16.09.2022
human development report 2021-2022

Relatório de Desenvolvimento Humano 2021-2022

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou no dia 8 de setembro o Relatório de Desenvolvimento Humano 2021-2022, “Tempos incertos, vidas instáveis: Construir o futuro num mundo em transformação”. Segundo o relatório, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a situação dos países em termos de saúde, educação e rendimento per […]