Objetivos Pedagógicos

  • Reconhecer os impactos da pandemia nos Direitos Humanos e no Desenvolvimento Sustentável
  • Refletir sobre os impactos globais e locais da pandemia
  • Identificar soluções e compromissos individuais e coletivos para mitigar os impactos

passo a passo

introdução

10m
  • Começar por debater com a turma a importância dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável através de questões como: “Relacionam-se com a vossa vida? Como?” “Alguém já participou numa campanha?” “Já defendeu alguém do bullying?”;
  • Podem tomar-se notas das ideias da turma sobre os Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável;
  • Reforçar a ideia de que estes temas são importantes e fazem parte da vida de todos. Todos temos responsabilidade.

desenvolvimento

20m
  • Enquadrar que vamos visualizar uma apresentação com imagens e dados sobre estes temas e no final vamos questionar quais os impactos da pandemia nos mesmos;
  • Fazer a apresentação dos slides até ao marcador “Impactos” e debater com os alunos sobre os impactos que a pandemia está a causar nos Direitos Humanos e nos ODS, ocasionando retrocessos em certas conquistas;
  • Registar as ideias-chave;
  • De seguida, questionar quem tem responsabilidade por minimizar os impactos e apresentar slides com alguns projetos que estão a trabalhar para esta mudança;
  • Questionar a turma sobre o que poderiam eles fazer na sua escola, bairro, comunidade, país, ou até mesmo a nível internacional para melhorar a situação;
  • Registar as ideias-chave.

conclusão

15m
  • No final, questionar a turma de que forma poderia mobilizar a comunidade envolvente (pais, bairro, escola, país) para melhorar a situação atual, a partir das ideias já dadas;
  • Registar ideias-chave e debatê-las em grupo;
  • Mobilizar os alunos para campanhas que possam ser postas em prática através das ideias-chave partilhadas (num contexto individual ou coletivo).
2º e 3º ciclo
45 min

Resumo

Através de uma apresentação multimédia é feita uma reflexão sobre os temas dos Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e a Pandemia COVID-19.
A partir da troca de ideias e perspetivas, os participantes são levados a identificar impactos e soluções individuais e coletivas, enquanto cidadãos ativos, com potencial para serem colocadas em prática.

Recursos

  • Internet
  • Dispositivo (computador, tablet, telemóvel)
  • Quadro interativo/ Projetor
  • Colunas
  • Tabela de Ações: Link
  • Apresentação Impactos da Pandemia: Link

Critérios de Avaliação

  • Reconhecem os impactos da pandemia no seu dia-a-dia
  • Identificam impactos globais da pandemia, e relacionam com os do seu dia-a-dia
  • Identificam soluções e compromissos individuais e coletivos
  • Comprometem-se a colocar ideias em prática ou a mobilizar a comunidade a fazê-lo

Saber Mais

  • Vídeo – Seria loucura parar no meio do caminho: os objetivos globais da ONULink
  • Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Direitos Humanos: Link
  • Desenvolvimento Sustentável: Link