20.07.2019

Resultados do diagnóstico de necessidades formativas dos professores no domínio da Cidadania e dos Direitos Humanos

cidadania e Direitos Humanos

O Diagnóstico de Necessidades Formativas foi realizado em julho de 2019, com o objetivo de identificar as necessidades formativas dos professores no domínio da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Considerando que os professores são atores estratégicos no quadro da educação para a cidadania e Direitos Humanos, e a capacitação deste grupo permite reforçar o papel do espaço escolar na criação de cidadãos ativos, este projeto pretende desenvolver uma oferta formativa acreditada para docentes – em linha com a visão da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 – contribuindo para a formação contínua dos docentes nesta área.

Em específico, o projeto pretende formar, até 2021, 50 professores dos agrupamentos de escolas de Alvalade e Alto do Lumiar – do Ensino pré-escolar ao Ensino Secundário – assim como apoiar estes docentes em contexto de sala de aula na abordagem dos temas ligados à Cidadania e aos Direitos Humanos, na perspetiva de sensibilização e mobilização dos seus alunos.

Embora as ações se dirijam apenas para os docentes do Grupo Alvo do projeto, foi considerado como fundamental ter em conta os docentes a nível nacional, de modo a obter uma maior perceção sobre as necessidades formativas dos professores em Portugal.

Objetivos do Diagnóstico de Necessidades Formativas

  • Perceber o interesse dos docentes, do Grupo Alvo e a nível nacional, em receber formação na área de cidadania e Direitos Humanos;
  • Identificar quais as horas, modalidade e horários preferenciais para as formações, pelos docentes;
  • Reconhecer quais os temas dentro da Cidadania e Direitos Humanos que são considerados como mais relevantes para serem abordados nas formações;
  • Identificar outros temas ou subtemas relevantes para a formação na área de Cidadania e Direitos Humanos, sugeridos pelos docentes;
  • Perceber se os docentes consideram importante receber apoio em contexto de sala para dinamizar estes temas e quais as suas principais necessidades;
  • Construir as ações de formação de acordo com as necessidades identificadas através do questionário.

As respostas dos professores dos Agrupamentos do Alto do Lumiar e Alvalade, alvo da intervenção do projeto, serão analisadas e apresentadas como “Grupo Alvo”, e comparadas com as respostas dadas pelos professores ao nível nacional, analisadas e apresentadas como “Amostra Global”.

No que respeita à distribuição total das respostas, pode observar-se no gráfico seguinte que a maior parte das respostas da Amostra Global foi obtida de professores/educadores da região de Lisboa e Vale do Tejo.

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Aqui apresentaremos uma versão resumida dos principais resultados obtidos com este instrumento de diagnóstico.

Interesse em receber formação na área da Cidadania e Direitos Humanos

Uma das perguntas do questionário procurava perceber se os respondentes teriam interesse em receber formação na área de Cidadania e Direitos Humanos. Estes tinham como opções responder: que não possuíam interesse, que detinham interesse independentemente da ação ser acreditada ou não, que detinham interesse caso esta ação fosse acreditada, e a opção de identificarem outro caso se nenhuma das situações anteriores se aplicasse.

Cidadania e Direitos Humanos

Tendo em conta a Amostra Global, 15 docentes (2%) não apresentaram qualquer interesse na formação em Cidadania e Direitos Humanos, 280 (37%) referiu possuir interesse e 449 (59%) apresentou interesse com a condição de ser acreditada. Existe por isso um grande interesse por parte dos docentes do Grupo Alvo e da Amostra Total em receberem formação nesta área, especialmente se for acreditada.

Número de horas da formação

Sobre o número de horas preferencial para as formações, 52 dos respondentes do Grupo Alvo (56%) preferiram 25 horas de formação, sendo esta a opção mais solicitada. De seguida, 19 respondentes (20%) preferiram 12 horas, e 17 (18%) 6 horas. Na Amostra Global, o número de horas preferido pela maior parte dos docentes foi 25 horas (421 respostas – 55%). Depois, 187 respondentes (25%) preferiram 12 horas e 122 (16%) 6 horas. Deste modo, mais de metade dos docentes, em ambos os grupos, preferem 25h para as ações de formação nesta área.

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Temas Preferenciais

Uma das perguntas do questionário identificou vários temas dentro do currículo da Cidadania e Direitos Humanos, permitindo aos inquiridos classificar o interesse destes por cada uma das áreas através da seguinte escala: Sem Interesse, Pouco Interesse, Algum Interesse, Muito Interesse e Total Interesse.

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Aqui vemos os temas, dentro da Cidadania e Direitos Humanos, preferidos pelos respondentes da Amostra Global para serem abordados nas formações. Podemos observar que os temas mais requeridos são a saúde (Total interesse para 339 docentes e Muito Interesse para 279), ambiente (Total interesse para 411 e Muito Interesse para 250), desenvolvimento sustentável (Total interesse para 414 e Muito Interesse para 253), direitos humanos culturais e de solidariedade (Total interesse para 316 e Muito Interesse para 324) e interculturalidade (Total interesse para 350 e Muito Interesse para 307).

Outros Temas – Amostra Global

Outra das perguntas do questionário tinha como objetivo identificar outros temas dentro da área de Cidadania e Desenvolvimento, para além daqueles referidos na questão anterior, e que os formandos considerassem importantes de serem abordados. Esta tratava-se de uma questão de resposta aberta e possuía um carácter opcional, sendo que foram obtidas 13 respostas para o Grupo Alvo e 121 para a Amostra Global.

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No Gráfico 16, representativo da Amostra Global (N = 121), podemos observar que os temas mais referidos pelos respondentes foram o das Migrações e Multiculturalidade (17 respostas – 18.1%), o conceito de Inclusão (11 respostas- 11,7%), os Afetos e Educação para a Sexualidade (9 respostas – 9,6%), e os valores morais e cívicos (9 respostas – 9,6%). Foi também referido com bastante frequência os exemplos de Projetos/personalidades e Atividades pedagógicas na área da Cidadania e Direitos Humano (8 respostas – 8,5%).

Principais Necessidades

Outra pergunta do questionário, pretendia Identificar as principais necessidades dos docentes para as formações. Estes poderiam escolher mais que uma opção que se tratavam de: “Planos de aula”, “Recursos Pedagógicos”, “Conteúdos Teóricos” e a opção de identificar outra necessidade.

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Como é possível observar no Gráfico 20, os docentes, tanto do Grupo Alvo como da Amostra, identificaram os Recursos Pedagógicos como a principal necessidade para as formações – 88 docentes (68%) e 717 docentes (61%) respetivamente. De seguida, no Grupo Alvo, 22 docentes (17%) indicou os Planos de Aula e 16 (12%) os Conteúdos Teóricos. Para a Amostra Global, tanto os Planos de Aula como os Conteúdos Teóricos obtiveram 18% das respostas (210 e 207 docentes, respetivamente).

Mais importante para as formações

Na Amostra Global (N = 136), podemos verificar através do gráfico 22 que os aspetos considerados como mais importantes pelos inquiridos foram: os recursos pedagógicos com 31 respostas (21%), as formas de trabalhar os temas (quais as estratégias e práticas a serem utilizadas) com 27 respostas (18%), igualmente como no Grupo Alvo, a mobilização dos alunos para estes temas com 18 respostas (12%), e a aquisição de competências pelos docentes e os seus alunos com 14 respostas (10%). Na categoria “outros” encontram-se as respostas que não obtiveram relevância suficiente para serem identificadas.

Conclusão

O projeto Escola para a Cidadania procura não apenas proporcionar um aumento na compreensão da importância dos Direitos Humanos, mas principalmente mobilizar os professores para a promoção de conhecimentos, atitudes e mobilização para comportamentos dos alunos para assumirem um papel ativo na defesa dos Direitos Humanos.

Atenda-se que, de forma coerente com o referido, os professores do Grupo Alvo consideraram um dos aspetos mais importantes para as ações de formação, ganhar competências e estratégias para conseguirem mobilizar os alunos para os temas da Cidadania e Direitos Humanos e também explorar os temas de forma a abordar questões significativas para os alunos. Estes resultados demonstram uma necessidade em intervir, de forma a capacitar os professores para a promoção dos Direitos Humanos e promover nos alunos uma consciência de cidadãos ativos.

Assim sendo, reforça-se a necessidade da realização da ação de formação e encontram-se contributos claros para a elaboração do itinerário pedagógico, nomeadamente, criação de uma ação de formação de 25 horas, com o objetivo de dotar os professores de conhecimentos, metodologias e materiais didáticos que apoiem a prática docente na sensibilização e mobilização dos alunos para a:

  • defesa e promoção de uma cultura universal dos Direitos Humanos;
  • assunção de atitudes e valores conducentes à redução das desigualdades locais e globais, alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU;
  • promoção da educação para a saúde, com vista à adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis;
  • responsabilização pela defesa do ambiente, para a proteção da vida em todas as suas formas;
  • promoção do diálogo intercultural, valorizando a diversidade e o respeito por todos os seres humanos.

Destaca-se ainda que na elaboração do programa de formação deverão ser considerados as seguintes áreas da Cidadania e Desenvolvimento – todas de carácter obrigatório de acordo com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:

Este diagnóstico de necessidades foi a base da criação da oferta formativa certificada. Saiba mais neste artigo!