Objetivos Pedagógicos

  • Explorar as semelhanças entre as crianças de todo o mundo, independentemente da sua nacionalidade, género ou grupo étnico;
  • Reconhecer a importância conhecer e compreender as várias culturas;
  • Refletir sobre a importância do Nós Inclusivo.

passo a passo

introdução

20m
  • Imprimir, recortar e distribuir os “tesouros” por esconderijos;
  • Explicar aos participantes que existem tesouros – imagens de crianças de diversas partes do mundo ou bandeiras de diferentes países, conforme exemplos na secção “recursos” – escondidos pela sala/ recreio;
  • Pedir às crianças que os procurem (há um tesouro para cada um);
  • Referir que os tesouros se tratam de algo simbólico, de modo a gerir as expetativas dos alunos relativamente ao que vão encontrar;

desenvolvimento

20m
  • Pedir a cada criança para descrever/ apresentar a sua imagem;
  • Promover a reflexão sobre os tesouros encontrados, tendo por base a lista de questões (na secção “recursos”);
  • Numa segunda fase da dinâmica, questionar os alunos sobre as suas origens ou dos seus familiares;
  • Colar uma etiqueta no globo terrestre em cada país indicado pelos alunos. Verificar se existem, na turma, origens de vários países. Se tal acontecer, reforçar vivências positivas nesse sentido.

conclusão

20m

Reforçar:

  • Encontrar semelhanças entre os vários alunos da turma;
  • Explicar e explorar como o conhecimento de outras culturas pode ser “precioso”.
  • Somos todos diferentes mas partilhamos muitas semelhanças;
  • Os direitos baseiam-se nas necessidades semelhantes de pessoas diferentes;
  • O outro também sou eu, não há o outro, somos nós;
  • Nós inclusivo: somos várias pessoas de diferentes culturas a interagir entre si;
  • Por fim, entregar papel carta dos ODS aos alunos e convidá-los a escrever uma carta, ou a fazer um desenho sobre a sua escola (ou outro tema), para um aluno de outra escola do seu país de origem, para os seus familiares ou outras pessoas à sua escolha;
  • Este trabalho – opcional – é para ser feito posteriormente, devendo ser facilitado pelos professores.
1ºciclo
60 min
Atividade testada no Dicionário do Desenvolvimento

Resumo

Introdução à interculturalidade através de uma atividade sobre crianças de vários países do mundo.

A reflexão da atividade permitirá conhecer as origens de cada criança, fazendo uma ponte para o reconhecimento da turma e da escola como um espaço multicultural.

Recursos

  • Tesouros (imagens de crianças de vários países do mundo)
  • Lista de questões
  • Globo/Mapa terrestre 
  • Etiquetas pequenas 
  • Papel carta ODS

Critérios de Avaliação

  • Demonstram interesse por outras culturas;
  • Identificam semelhanças entre si e crianças de outras culturas;
  • Identificam semelhanças entre si
  • Compreendem o conceito “nós inclusivo” e identificam-se com ele
  • Respeitam os colegas;

Saber Mais

  • Guia Pedagógico do Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Lista de questões: Amnistia Internacional – Link
  • Meninos Iguais a Mim, UNICEF;  Todos Iguais, Todos Diferentes, IMVF – Link