Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre Direitos Humanos (D.H.) e Igualdade de Género;
  • Refletir sobre os Direitos da Criança;
  • Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos D.H.;
  • Desenvolver competências sociais.

passo a passo

introdução

10m
  • Numerar as mesas e colocar mesas de apoio com os recursos pedagógicos;
  • Explicar o jogo: Bingo dos Direitos Humanos e da Igualdade de Género – Cada pessoa terá um cartão e terá de o preencher totalmente (7 respostas certas);
  • O jogo é a pares e sempre com pessoas diferentes. Cada par terá 2 minutos até o dinamizador dizer “Avançar” e, nessa altura, um dos jogadores deverá deslocar-se para a mesa seguinte;
  • Trocar de par sempre que o tempo terminar;
  • Explorar recursos presentes na sala como: Convenção dos Direitos da Criança;  Declaração Universal dos Direitos Humanos; Convenção sobre Discriminação Contra as Mulheres, para ter algumas respostas;
  • Terminar o jogo quando alguém gritar “Bingo”.

desenvolvimento

15m
  • Garantir que os participantes trocam de lugar conforme as instruções;
  • Promover a partilha de ideias entre os pares.

conclusão

15m
  • Ao terminar o tempo de jogo, ou após um primeiro Bingo, é feita uma reflexão sobre o jogo;
  • Apresentar perguntas, uma a uma, questionando se alguém quer partilhar a resposta que criou em grupo;
  • Escrever a pergunta no quadro e anotar os tópicos das respostas;
  • Perguntar se alguém chegou a uma conclusão diferente, ou se tem algo que gostasse de acrescentar;
  • Deve ser dada a oportunidade de participar ao máximo de alunos, gerindo os tempos de participação;
  • Fazer a ligação entre Direitos Humanos e Igualdade de Género e Direitos da Criança;
  • Promover a consciência da responsabilidade individual na promoção dos Direitos Humanos e na proteção contra a sua violação.
2º Ciclo
40 min

Resumo

Através do jogo Bingo é promovido um aprofundamento de conhecimentos sobre vários documentos ligados aos Direitos Humanos e à Igualdade de Género.

A reflexão, através da participação de todos, visa a promoção da consciencialização para a responsabilidade social.

Recursos

  • Cartão do Bingo: link
  • Questões e sugestões de respostas: link
  • Resumo das Convenções e Declarações: Direitos Humanos, Direitos da Mulher (CEDAW) e Direitos da Criança – link

Critérios de Avaliação

  • Identificam Direitos Humanos, e a sua relação com a Igualdade de Género e os Direitos da Criança
  • Escutam atentamente os colegas
  • Respeitam os colegas e a equipa de dinamização nas suas opiniões
  • Reconhecem que existem desigualdades com base no género
  • Identificam-se com as temáticas, particularmente com os Direitos da Criança e a Igualdade de Género
  • Dão exemplos de deveres e responsabilidades individuais na defesa dos D.H.

Saber Mais

  • “Introdução aos Direitos Humanos” do Compass – Manual para a Educação para os Direitos Humanos com jovens : Link 
  • Dicionário do Desenvolvimento: Link

Pasta de Atividades e Recursos:

  • “Direitos Humanos e Igualdade de Género”: Link