Objetivos Pedagógicos

  • Aumentar o conhecimento sobre saúde física e psicológica
  • Compreender e prevenir comportamentos de risco
  • Identificar comportamentos e escolhas saudáveis

passo a passo

introdução

10m
  • Apresentar aos participantes o tema da sessão – Saúde –  e questionar que ideias têm sobre este tema – pode registar-se no quadro uma nuvem de ideias
  • Mostrar o Guia  e explicar que compila respostas para perguntas feitas por jovens de várias idades e que todas as respostas foram elaboradas a partir de uma pesquisa em fontes seguras da área da saúde
  • Alertar que todas as perguntas são válidas e que durante a análise das respostas devem adotar uma atitude de respeito – reforçar que é um tema que só pode ser trabalhado com jovens com algma maturidade e que se espera que eles estejam à altura do desafio

desenvolvimento

30m
  • Definir o número de perguntas ou tempo limite por tema para que haja uma distribuição equilibrada do tempo pelas várias temáticas (pode optar-se por trabalhar mais questões e definir-se um tema por sessão)
  • Apresentar para cada tema o conjunto de questões – os participantes deverão selecionar, anonimamente, a questão que gostavam de ver respondida, colocando o número respetivo dentro de uma caixa;
  • Retirar um número, aleatoriamente, ler a pergunta e a resposta – podem envolver-se os participantes na leitura
  • Refletir em grupo sobre cada resposta, favorecendo que os alunos interpretem e coloquem as dúvidas que surgem para se procurar respostas em conjunto
  • Repetir o procedimento para cada tema
  • Durante a exploração das questões, o dinamizador deve apoiar na clarificação de termos ou expressões que os participantes possam desconhecer e adaptar a explicação ao seu grupo/ turma

conclusão

20m
  • Refletir em conjuto sobre a atividade: o que mais gostaram de aprender, o que mais os surpreendeu, o que ainda gostavam de aprender mais sobre os temas
  • Promover a compreensão de que a saúde física e mental, assim como a sexualidade, são questões inerentes e importantes para vida de qualquer ser humano
  • Reforçar a importância de ter dúvidas e colocar questões para sermos pessoas informadas e esclarecidas – alertar para a necessidade de procurar respostas em fontes oficiais/seguras
  • Identificar em conjunto comportamentos de risco e comportamentos saúdáveis do ponto de vista físico e mental
  • Reconhecer a responsabilidade individual por: partilhar conhecimento informado, procurar apoio ou ajudar outros a encontrar esse apoio e adotar comportamentos saudáveis
passar à ação

Criar folhetos para alertar as famílias sobre hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.

Podem identificar-se os alimentos de risco e apresentar os dados de alerta, como quantidades de sal, gordura, açucar ou agentes químicos – esta informação pode ser apresentada num folheto para divulgar na comunidade/família.

Identificar as bebidas preferidas da turma e pesquisar o teor de açucar das mesmas. Podem trazer embalagens vazias para criar um cartaz se sensibilização com a indicação da quantidade de açucar e um saquinho com açucar que represente a quantidade para ajudar a visualizar o problema. Estes cartazes podem ser afixados no bar ou refeitório da escola.

2º Ciclo
60 min

Resumo

A partir de um Guia sobre Saúde, podem descobrir-se respostas a perguntas que muitas vezes preocupam as crianças e jovens.

O Guia assenta em fontes de informação credíveis e permite refletir sobre comportamentos e escolhas com impacto na saúde física e psicológica.

Através da sua exploração vamos aumentar conhecimento sobre saúde, clarificar mitos e identificar organizações de referência para apoio em situações problema.

Recursos

Critérios de Avaliação

  • Refletem sobre saúde física e psicológica
  • Identificam e compreendem comportamentos de risco
  • Reconhecem comportamentos e escolhas saudáveis