Objetivos Pedagógicos

  • Compreender o conceito de Desenvolvimento Sustentável;
  • Identificar os ODS e a Agenda 2030;
  • Identificar problemas a nível local e global;
  • Reconhecer a responsabilidade individual sobre a Agenda 2030.

passo a passo

introdução

10m
  • Perguntar o que já sabem sobre o tema;
  • Apresentar o vídeo “A Maior Lição do Mundo” da UNICEF;
  • Analisar os problemas que o vídeo mostrou e relacionar com os ODS;
  • Anotar ideias no quadro e questionar se aqueles problemas são apenas de outras partes do mundo ou se também são problemas locais (escola, bairro, cidade, país).

desenvolvimento

20m
  • Mostrar fotografias que representam problemas relacionados (afixar ou projetar);
  • Os participantes devem observar as fotografias em silêncio durante 1 minuto, depois votar no Problema do Mundo que acham mais grave: colar autocolante ou aproximar-se da imagem;
  • Identificar os mais votados e perguntar: “Porque é que é um problema grave?”;
  • Anotar as ideias e colocar questões: “Quem é  afetado/ prejudicado ou sofre com este problema?”; “E nós, estamos ligados a este problema?”; “Sofremos com ele?”; “Ou contribuímos para?”;
  • Registar os pontos-chave. Fazer ligação ao vídeo e aos ODS;
  • Voltar a pedir que olhem para as fotografias e votem no Problema que acham mais grave no nosso país/ cidade/ escola;
  • Identificar os problemas mais votados. Permitir partilha de ideias e registar as ideias principais no quadro, ajudando a clarificar perspetivas. Fazer a ponte entre os problemas identificados, o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030;
  • Promover a reflexão sobre as perspetivas local e global: como os problemas do desenvolvimento afetam todos os países e pessoas, e como a responsabilidade pela resolução é de todos os países e de todas as pessoas.

conclusão

15m
  • Promover a reflexão de como os problemas identificados afetam o mundo agora e comprometem o futuro, colocar questões como: “O que acontece se as crianças não puderem frequentar a escola?”; “O que acontece se não existir água potável?”;
  • Relembrar o vídeo e os ODS e a sua relação com a resolução dos problemas;
  • Levar à definição de Desenvolvimento Sustentável: aquele que satisfaz as necessidades atuais das pessoas, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas;
  • Mobilizar a turma para a ação cidadã: “Como é que vocês, cada um e a vossa turma, pode ajudar a resolver os problemas que identificaram hoje e contribuir, assim, para o cumprimento dos objetivos da agenda 2030?”.

Sugestão para atividade de sensibilização da comunidade: a partir de desenhos, recortes, colagens e palavras, cada criança pode ilustrar um ODS e uma ação para o alcançar. Criar um mural/ exposição na escola dos trabalhos de sensibilização para o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.

2º e 3º Ciclo
45min
Atividade testada na edição de 2017

Resumo

Através de um vídeo e imagens, os participantes são levados a pensar e debater ideias sobre os problemas do mundo e possíveis soluções.

A reflexão é orientada para a consciência da responsabilidade individual pelo Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.

Recursos

  • Computador
  • Projetor
  • Colunas
  • Quadro
  • Marcadores
  • Vídeo: Link
  • Ícones dos ODS: Link
  • Imagens/ Fotografias: Link
  • Dicionário de Desenvolvimento ODS: Link
  • Autocolantes ou post-its (2 cores)

Critérios de Avaliação

  • Compreendem o conceito de Desenvolvimento Sustentável
  • Identificam alguns ODS e a sua relação com a Agenda 2030
  • Identificam a dimensão local e global dos problemas
  • Identificam problemas a nível local e global, e demonstram preocupação com algum deles
  • Reconhecem a responsabilidade individual sobre a Agenda 2030
  • Identificam formas de agir em prol dos ODS
  • Mobilizam-se para alguma ação em prol dos ODS

Saber Mais

  • Conceito chave Desenvolvimento Sustentável: Link
  • Recursos Complementares: Link
  • Dicionário de Desenvolvimento: Link