Objetivos Pedagógicos

  • Compreender o Desenvolvimento Sustentável e os ODS;
  • Identificar os 17 ODS;
  • Identificar problemas e responsabilidades a nível local e global;
  • Reconhecer a responsabilidade pessoal sobre a Agenda 2030.

passo a passo

introdução

10m
  • Perguntar o que já sabem sobre o tema, de que ODS se recordam;
  • Apresentar o vídeo “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da ONU (Organização das Nações Unidas);
  • Analisar o vídeo em conjunto e anotar as perspetivas dos participantes;

desenvolvimento

25m
  • Relacionar os problemas identificados com os ODS e a Agenda 2030;
  • Colocar questões como: “Estes problemas afetam o nosso país?”, “Somos afetados?”; temos responsabilidade sobre eles”, “Podemos contribuir para a solução?”. Orientar as participações, anotar e clarificar as ideias-chave;
  • Afixar ou projetar os ícones dos 17 ODS e identificá-los conjuntamente;
  • Pedir que votem no ODS mais importante para o mundo;
  • Identificar os ODS mais votados e promover a partilha de opiniões;
  • Pedir que pensem no seu bairro, na sua comunidade/ escola/ cidade, e identifiquem se os ODS mais importantes seriam os mesmos;
  • Promover a reflexão sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável e dos ODS a nível local e global, na redução das desigualdades e na preservação dos Direitos Humanos;
  • Questionar sobre o seu papel individual para o alcance dos objetivos globais, quais as suas responsabilidades, qual o poder – relacionar com o vídeo inicial.

conclusão

10m
  • Reforçar a consciência de que todos têm responsabilidade de pensar e trabalhar para as soluções dos problemas mundiais, bem como para o alcance dos ODS;
  • Desafiar os participantes a continuar a investigar sobre o tema e a encontrar soluções para preservar a qualidade da água, as florestas, a biodiversidade… O desafio está em descobrir como é que cada um pode contribuir para a resolução dos problemas que identificaram.

Sugestão para atividade de sensibilização da comunidade: a partir de pesquisas apoiadas nos materiais de suporte sugeridos, elaborar um conjunto de mensagens para uma campanha digital, de maneira a divulgar os ODS e a sua relação com o quotidiano – como todos podem estar implicados no alcance do Desenvolvimento Sustentável e dos ODS.

2º e 3º ciclo
45m
2017

Resumo

Através de um vídeo, promove-se o debate de ideias e perspetivas sobre problemas mundiais e os ODS. A reflexão é orientada para a consciência da responsabilidade individual pelo Desenvolvimento Sustentável e pelos objetivos da Agenda 2030.

Recursos

  • Computador
  • Projetor 
  • Colunas
  • Quadro
  • Marcadores
  • Vídeo: Link 
  • Ícones dos ODS: Link
  • Autocolantes ou post-its (2 cores)
  • Dicionário de Desenvolvimento ODS: Link

Critérios de Avaliação

  • Compreendem o conceito de Desenvolvimento Sustentável
  • Identificam os 17 ODS
  • Identificam a dimensão local e global dos problemas
  • Reconhecem a responsabilidade individual sobre a Agenda 2030 e os ODS
  • Identificam formas de agir em prol dos ODS

Saber Mais

  • Conceito-chave Desenvolvimento Sustentável: Link
  • Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Recursos complementares: Link