Objetivos Pedagógicos

  • Refletir sobre o impacto das ações humanas no ambiente
  • Reconhecer responsabilidade individual na proteção do ambiente
  • Identificar ações de defesa do ambiente

passo a passo

introdução

10m
  • Introduzir o tema através da visualização do vídeo: “Oceano de Plástico”, da Ocean Action;
  • Perguntar aos participantes o que descobriram, o que mais os sensibilizou e/ou preocupou;
  • Refletir sobre problemas e soluções relacionados com a poluição dos oceanos.

desenvolvimento

20m
  • Dividir a turma em 4 grupos: 2 grupos de “Exploradores do problema”, com a tarefa de identificar ações que contribuem para a destruição do ambiente; e 2 grupos de “Inventores da solução”, que vão identificar ações de proteção do ambiente;
  • Cada grupo deve criar um cartaz de sensibilização para o tema. Podem dar-se recursos de apoio aos grupos, como imagens, notícias, frases relacionadas com o tema do seu cartaz;
  • Os grupos devem escrever frases de sensibilização para as consequências dos problemas identificados ou de mobilização para as ações de proteção do ambiente, consoante o objetivo do grupo;
  • Colocar questões aos grupos para facilitar a criação dos cartazes, como por exemplo: Que problemas representam estas imagens?; O que poderiam dizer aos vossos colegas para os alertar?; Quais são as consequências desse problema? Quem tem responsabilidade de acabar com estes problemas?; ou Que soluções estas imagens apresentam?; Que vantagens tem esta solução?; Quem tem responsabilidade pôr estas ideias em prática?
  • Preparar a apresentação do cartaz com os problemas/soluções aos colegas.

conclusão

20m
  • Cada grupo apresenta o seu cartaz à turma e podem ser colocadas questões para promover a reflexão sobre o impacto das ações do dia a dia na problemática, e nas ações individuais promotoras de soluções;
  • Por fim, refletir sobre as interligações dos problemas entre si, e das possíveis soluções, reforçando a importância do compromisso individual com o ambiente.

Refletir com os alunos sobre o impacto que os cartazes que criaram podem ter na sensibilização da comunidade.

Podem afixar os cartazes na escola, fazer uma exposição num espaço da comunidade, criar folhetos a partir dos cartazes para apresentar estas ideias à família.

Podem planear atividades de exploração da natureza e/ou do espaço envolvente à escola, identificando problemas e ideias para a ação.

1º Ciclo
50 min
Atividade testada na edição de 2017

Resumo

A partir de um vídeo são debatidas ideias sobre o impacto da ação humana no ambiente.

Criam-se cartazes de sensibilização para os problemas ambientais e para soluções de proteção do ambiente, tendo por base a responsabilidade individual.

Recursos

  • Vídeo “Oceano de Plástico”: Link
  • Canetas/esferográficas
  • Folhas A3 ou cartolinas
  • Cola batom
  • Imagens sobre Problemas: Link
  • Imagens sobre Soluções: Link

Critérios de Avaliação

  • Identificam problemas que ameaçam o ambiente
  • Identificam soluções para a defesa do ambiente
  • Reconhecem a responsabilidade individual em prol do ambiente

Saber Mais

  • Dicionário do Desenvolvimento: Link
  • Educação Ambiental: Link